Repository logo
 
Publication

Contributos para a caracterização do género académico ‘Resposta de Desenvolvimento’

dc.contributor.authorSilva, Paulo Nunes da
dc.contributor.authorSantos, Joana Vieira
dc.date.accessioned2015-01-13T15:24:08Z
dc.date.available2015-01-13T15:24:08Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractUma vez que caracterizar os géneros do discurso académico permite identificar os processos de construção dos textos que os integram, permitirá também melhorar a proficiência dos estudantes do ensino superior. A este respeito, Parodi (2009), evidenciou não só a maior ou menor diversidade de géneros das leituras aconselhadas em diferentes cursos, como também a conveniência de basear as reflexões sobre os géneros em corpora extensos e adequadamente ricos. Numa linha complementar, propomo-nos contribuir para a reflexão teórica sobre géneros do discurso académico, sob a perspetiva das práticas de escrita na universidade. Analisámos um corpus de 179 textos (de 500 a 1000 palavras), pertencentes ao género resposta de desenvolvimento, obtidos em exames de Ciências Humanas. Tendo selecionado respostas com sequências de tipo argumentativo, identificámos os parâmetros mais relevantes segundo os níveis textuais propostos por Adam (2001) – semântico, enunciativo-pragmático, composicional e estilístico-fraseológico: a) nível semântico – conteúdos adequados à área de estudo em causa, seleção de argumentos pertinentes, explicitação de tese; b) nível enunciativo-pragmático – marcas de contexto socioprofissional e das condições de produção; c) nível composicional – sequências argumentativas, estruturação em partes funcionalmente distintas; d) nível estilístico-fraseológico – léxico especializado, conetores discursivos, citações. Estes parâmetros caracterizam os textos do género resposta de desenvolvimento, e permitem delimitá-lo relativamente a outras classes, o que contribuirá para o conhecimento do discurso académico, e, por outro lado, para a implementação de melhores práticas de produção escrita no ensino superior.por
dc.identifier.citationSilva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira - Contributos para a caracterização do género académico "Resposta de desenvolvimento". In SIMELP. Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 3, Macau, 2011 - "A formação de novas gerações de falantes de português no mundo" [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2011. ISBN 978-99965-1-035-9. p. 27-38por
dc.identifier.isbn978-99965-1-035-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3578
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectDiscurso académicopor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectResposta de desenvolvimentopor
dc.subjectParâmetros de géneropor
dc.titleContributos para a caracterização do género académico ‘Resposta de Desenvolvimento’por
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMacaupor
oaire.citation.endPage38por
oaire.citation.startPage27por
oaire.citation.titleIII SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa)por
person.familyNameSilva
person.familyNameSantos
person.givenNamePaulo Nunes da
person.givenNameMaria Joana de Almeida Vieira
person.identifier.ciencia-id2719-0A96-080C
person.identifier.ciencia-id3A1E-B5AC-BFBD
person.identifier.orcid0000-0001-9462-7717
person.identifier.orcid0000-0002-6711-8113
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9
relation.isAuthorOfPublicationb8c508f4-e1e8-497e-ae67-15a9e673a503
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo SIMELP pp. 1-2, 27-38.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: