Publication
Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria – Ilha de Santa Maria, Açores
dc.contributor.author | Câmara, Rita Gago da | |
dc.contributor.author | Santos, Paulo Talhadas dos | |
dc.contributor.author | Azeiteiro, Ulisses | |
dc.date.accessioned | 2015-01-16T12:31:42Z | |
dc.date.available | 2015-01-16T12:31:42Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Urge educar para o ambiente, formar cidadãos informados e conscientes, para que sintam o peso das suas atitudes quotidianas no meio ambiente. Só cidadãos informados poderão ser cidadãos pró-ativos, cujas atitudes e hábitos são refletidos para causar o menor impacto possível no meio ambiente. Dos cidadãos com conhecimento sobre as problemáticas ambientais, com consciência dos seus atos e com motivação para alterar comportamentos, diz-se possuírem Literacia Ambiental (LA). Ora, de que modo poderemos formar tais cidadãos? Como contribuir para o aumento da LA das populações? Não menosprezando o valor que a educação familiar e o sistema de valores familiar têm sobre as atitudes pessoais, a resposta óbvia é através do ensino formal. Vários estudos foram já efetuados no sentido de avaliar a LA, nomeadamente em alunos finalistas do ensino secundário. Contudo, está ainda por apurar a responsabilidade do ensino formal para a obtenção de LA dos alunos das escolas portuguesas. Neste estudo recorreu-se a uma ferramenta com eficácia formalmente comprovada, um inquérito por questionário criado para medir o nível de LA dos alunos à saída do ensino secundário, que tendo sido adaptado a docentes, foi aplicado à comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria (EBSSMA). Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos, bem como uma reflexão sobre a relação entre o nível de LA dos docentes e a sua área de formação e disciplinas ministradas, procurando verificar se esse nível de LA influencia ou não as ações de educação ambiental implementadas pelos docentes. As principais conclusões do estudo revelam que a população alvo possui um nível suficiente de LA, que é possível associar o nível de LA dos docentes com o número e qualidade de Atividades de Educação Ambiental (AEA) dinamizadas nas escolas e consequentemente, com o nível de LA dos alunos. Conclui-se por fim que há que investir na formação ambiental dos professores, preparando-os para que assumam, ainda que pontualmente, a função de educadores ambientais, através do aumento da sua LA, para que possam melhor formar e preparar os alunos em direção a uma elevada LA e a uma cidadania interventiva. | por |
dc.identifier.citation | Câmara, Rita Gago da; Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, Ulisses - Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria – Ilha de Santa Maria, Açores. "Captar" [Em linha]. ISSN 1647-323X . Vol. 5, nº 1 (2014), p. 39-51 | por |
dc.identifier.doi | http://revistas.ua.pt/index.php/captar/issue/view/209 | |
dc.identifier.issn | 1647-323X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3602 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ua.pt/index.php/captar/issue/view/209 | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Conhecimentos | por |
dc.subject | Atitudes | por |
dc.title | Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria – Ilha de Santa Maria, Açores | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 51 | por |
oaire.citation.startPage | 39 | por |
oaire.citation.title | Revista Captar - ciência e ambiente para todos | por |
oaire.citation.volume | 5(1) | por |
person.familyName | Azeiteiro | |
person.givenName | Ulisses | |
person.identifier | 90893 | |
person.identifier.ciencia-id | 1C13-105A-FF3A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5252-1700 | |
person.identifier.rid | C-5933-2008 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6603109821 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | dd4a3fac-560c-490a-ab12-223bc59d1531 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | dd4a3fac-560c-490a-ab12-223bc59d1531 |