Repository logo
 
Publication

Reflexão teórica sobre o papel do docente universitário e do investigador na formação de uma cidadania sustentável em Tete - Moçambique

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorLaissone, Elton
dc.contributor.authorAmador, Filomena
dc.contributor.authorJoaquim, Teresa
dc.date.accessioned2020-01-31T16:25:06Z
dc.date.available2020-01-31T16:25:06Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractA crise da sociedade moderna aconselha os/as investigadores/as a não se limitarem à explicação dos factos, mas a assumirem um papel de intervenção social na construção de identidades e de sentidos. este estudo pretende debater o papel do/a investigador/a na formação de cidadanias ativas e engajadas em Tete (Moçambique), adotando como referência o conceito de “cidadania sustentável”. Por um lado, a crise social desperta a necessidade de uma intervenção cidadã local e de uma valorização de saberes tradicionais no que podemos considerar o reconhecimento de um quadro identitário e epistemológico em que, sem perder o sentido do global, se tenha em atenção as realidades locais. O trabalho assume-se como de reflexão teórica, suportado por um conjunto de dados empíricos, em que se procura olhar para o/a investigador/a como pessoas que buscam o sentido da cidadania, com vista a uma prática engajada, no tempo e no espaço em que lhe cabe trabalhar.pt_PT
dc.description.abstractThe crisis of modern society advises researchers not to confine themselves to explaining the facts but to assume a role of social intervention in the construction of identities and senses. Thus, this study intends to discuss the role of the researcher in the formation of active and engaged citizenships in Tete (Mozambique). On the one hand, the social crisis awakens the need for local citizen intervention, and, on the other hand, the discourse on development issues points to the need to value local knowledge without losing the sense of the global. Through a theoretical reflection, supported by empirical data, we sought to discuss the ambivalence of the context and to look to the researcher as a subject who seeks the sense of being a citizen, with a view to an engaged practice, in the present and in the space in which he/she is to work.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLaissone, Elton; Amador, Filomena; Joaquim, Teresa - Reflexão teórica sobre o papel do docente universitário e do investigador na formação de uma cidadania sustentável em Tete - Moçambique. "Finisterra" [Em linha]. ISSN 0430-5027. Vol. LIV, nº 112 (2019), p. 163-176pt_PT
dc.identifier.doi10.18055/FINIS18673pt_PT
dc.identifier.issn0430-5027
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9144
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/finisterra/issue/view/1006pt_PT
dc.subjectCidadania sustentávelpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectEngajamentopt_PT
dc.subjectMoçambique (Tete)pt_PT
dc.subjectSustainable citizenshippt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectResearchpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectMozambique (Tete)pt_PT
dc.titleReflexão teórica sobre o papel do docente universitário e do investigador na formação de uma cidadania sustentável em Tete - Moçambiquept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage176pt_PT
oaire.citation.startPage163pt_PT
oaire.citation.titleFinisterrapt_PT
person.familyNameAmador
person.familyNameJoaquim
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-id4819-4E7B-F4EE
person.identifier.ciencia-id8A19-ECD2-7611
person.identifier.orcid0000-0003-1794-3665
person.identifier.orcid0000-0002-3962-9987
person.identifier.scopus-author-id16306247300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8
relation.isAuthorOfPublicatione10415b5-9d54-470a-a200-0f49b0b45e0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye10415b5-9d54-470a-a200-0f49b0b45e0e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
18637-TextodoTrabalho-68586-1-10-20191220-2.pdf
Size:
191.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: