Repository logo
 
Publication

Comunidades de prática e TIC: que realidades?

dc.contributor.authorRocha, Maria Antonieta
dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.date.accessioned2020-02-05T15:52:40Z
dc.date.available2020-02-05T15:52:40Z
dc.date.issued2010-11
dc.description.abstractEste artigo descreve um estudo que investigou de que forma, a partir de uma equipa do projecto Ensino Recorrente por Módulos em Ambiente Virtual para os alunos do ensino secundário recorrente nocturno em regime de e-learning, numa escola secundária, é possível criar e dinamizar, entre os professores, uma Comunidade de Prática, ancorada na teoria de Etienne Wenger. Optámos pela abordagem qualitativa e estudo de caso. Quanto à recolha de dados, aplicámos um questionário a todos os professores, nove entrevistas semi-directivas e constituíram objecto de análise cinco diários. Apenas um grupo de professores (o grupo nuclear) evidenciou dinâmicas próprias de uma CoP no estádio um de desenvolvimento – potencial. Os restantes, devido à sua inclusão não voluntária e à não familiaridade com as novas tecnologias, incluindo a plataforma Moodle não se reviram membros plenos da comunidade. As mudanças nas práticas pedagógicas para um trabalho colaborativo apenas foram evidenciadas pelo grupo nuclear, teimando os restantes num isolamento docente. Também, quando conscientes da inevitabilidade de uma dinâmica colaborativa, os professores encontraram resistência dos colegas do regime presencial. Porém, todo o grupo reconheceu a necessidade de uma colegialidade para a eficácia deste e de todos os projectos como no contexto de uma escola que se pretende actual.pt_PT
dc.description.abstractThis article describes a study that has investigated in which way it is possible to create and dynamise a Community of Practice, anchored in Etienne Wenger's theory, among secondary school teachers. The teachers were members of an e-learning project team - Recurrent Modular Teaching in a Virtual Environment - teaching evening classes to secondary school students. We opted for a qualitative approach and case study. As regards data collection, we applied a questionnaire, nine semi directive interviews to seven, the Head of the Executive Board and the ICT Coordinator (informers) and five journals. Only a group of teachers (the nuclear) showed dynamics pertaining to a CoP in its stage one of development - potential. The others, due to their unwilling inclusion, non-proficiency in the new technologies or in the Moodle platform, and student drop-out never considered themselves full members of the community. The changes in pedagogical practice towards collaborative work were only visible in the nuclear group, the other’s persisted in their teaching isolation. When fully aware of the inevitability of a collaborative dynamic, the teachers encountered resistance. Nevertheless, the group’s recognized the inevitability of a collegiality in order to make any project effective, as an inevitable benefit to school.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda - Comunidades de prática e TIC: que realidades? In ticEDUCA2010. Encontro Internacional TIC e Educação, 1, Lisboa, 2010 - "Inovação curricular com TIC [Em linha]: actas". Organizado por Albuquerque Costa; et al. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. ISBN 978-989-96999-1-5. p. 705-710pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96999-1-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9185
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ticeduca2010.ie.ulisboa.pt/resumos/pages/artigosc.htmlpt_PT
dc.subjectComunidades de práticapt_PT
dc.subjectColegialidadept_PT
dc.subjectIsolamento docentept_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectCommunities of practicept_PT
dc.subjectCollegialitypt_PT
dc.subjectTeaching isolationpt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.titleComunidades de prática e TIC: que realidades?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage710pt_PT
oaire.citation.startPage705pt_PT
oaire.citation.titleActas do I Encontro Internacional TIC e Educação “Inovação curricular com TIC” – ticEDUCApt_PT
person.familyNameRocha
person.familyNamePereira
person.givenNameMaria Antonieta
person.givenNameAlda
person.identifier.ciencia-idA518-4D8B-1847
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.orcid0000-0003-1189-9261
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.scopus-author-id55980553700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa7812075-b40c-49ee-be3d-0ce21e6b683e
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya7812075-b40c-49ee-be3d-0ce21e6b683e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Comunidades_de_Pratica_e_TIC_Que_Realidades.pdf
Size:
107.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: