Browsing by Issue Date, starting with "2010-11"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Comunidades de prática e TIC: que realidades?Publication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, AldaEste artigo descreve um estudo que investigou de que forma, a partir de uma equipa do projecto Ensino Recorrente por Módulos em Ambiente Virtual para os alunos do ensino secundário recorrente nocturno em regime de e-learning, numa escola secundária, é possível criar e dinamizar, entre os professores, uma Comunidade de Prática, ancorada na teoria de Etienne Wenger. Optámos pela abordagem qualitativa e estudo de caso. Quanto à recolha de dados, aplicámos um questionário a todos os professores, nove entrevistas semi-directivas e constituíram objecto de análise cinco diários. Apenas um grupo de professores (o grupo nuclear) evidenciou dinâmicas próprias de uma CoP no estádio um de desenvolvimento – potencial. Os restantes, devido à sua inclusão não voluntária e à não familiaridade com as novas tecnologias, incluindo a plataforma Moodle não se reviram membros plenos da comunidade. As mudanças nas práticas pedagógicas para um trabalho colaborativo apenas foram evidenciadas pelo grupo nuclear, teimando os restantes num isolamento docente. Também, quando conscientes da inevitabilidade de uma dinâmica colaborativa, os professores encontraram resistência dos colegas do regime presencial. Porém, todo o grupo reconheceu a necessidade de uma colegialidade para a eficácia deste e de todos os projectos como no contexto de uma escola que se pretende actual.
- Data mining and quality in service industry: review and some applicationsPublication . Oliveira, Amilcar; Oliveira, Teresa A.In Service Industry the main goal of Data Mining is to improve the Quality of the interface and the interaction between the organization system and the respective costumers and needs. Now-a-days with the technological advances, a new challenge on exploring data and extrapolating patterns has emerged. Data mining, as an exploratory data analysis tool used in large and complex data sets, allow discovering new snippets of knowledge and patterns in these vast amounts of data, and this is very often crucial on information leading to a higher position, in very competitive markets. In our work we will review some applications of Data Mining in Service Industry and explore some Quality related topics.
- Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência onlinePublication . Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Oliveira, Isolina; Goulão, Fátima; Mota, JoséA Universidade Aberta (UAb) enfrentou um profundo processo de mudança que envolveu não só a virtualização de todo o seu processo de ensino e aprendizagem, como a definição de novas competências para o seu corpo docente e a criação de novos perfis, ambientes e rotinas implementando o novo Modelo Pedagógico da instituição para a educação online. Um dos maiores desafios desta mudança foi proporcionar a formação e apoio adequado ao corpo docente, cujo novo papel implicava colocar em prática o novo modelo pedagógico. Parte da dificuldade deste processo residia no número de professores envolvido (cerca de 160 professores universitários e de 300 tutores) e na "urgência" dos processos. Outra parte da dificuldade centrava-se no desenvolvimento das novas competências e na alteração de comportamentos e atitudes. A estratégia de formação e os diferentes programas de formação desenvolvidos no âmbito da actividade do Laboratório de Educação a Distância (LE@D) da UAb centram-se numa pedagogia do elearning, tendo sido validados internacionalmente. Esta experiência permitiu desenvolver posteriormente programas de formação para docentes de outras universidades.
- Monumentos naturais de PortugalPublication . Pereira, Pedro; Santos, Vanda; Silva, Helder Matta e; Antunes, Ana PaulaPercurso, por cinco dos Monumentos Naturais de Portugal, classificados devido à presença de pistas de dinossáurios, com os investigadores Pedro Pereira, docente da Universidade Aberta e Vanda Santos, Paleontóloga do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa.
- O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia onlinePublication . Coelho, José; Marcos, AdéritoNo ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interações geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalisar toda a interação, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respetivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos letivos que permitiram aferir um efetivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e respetivo aproveitamento.