Publication
Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC®
dc.contributor.author | Pestana, Filomena | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T14:53:01Z | |
dc.date.available | 2020-09-09T14:53:01Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description | Produção científica integrada na Investigação do Pós-doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning. Projeto acolhido pela UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta- Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02 | pt_PT |
dc.description.abstract | Sob o lema “Wikipedia belongs to education”, a Wikimedia Foundation criou em 2010 o Programa Wikipédia na Educação e, neste, o Programa Wikipédia na Universidade. Tendo-se iniciado em 2011 em língua portuguesa, entendeu-se importante mapear e meta-analisar os cursos implementados desde então, para responder à seguinte questão principal: O que nos dizem os cursos do Programa Wikipédia na Universidade inscritos na plataforma da Wikipédia Lusófona? Concretamente, esta problemática enquadra um estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica, de natureza mista, integrando uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste campo de ação, adotou-se o MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®, como instrumento analítico-metodológico, sustentado simultaneamente pela análise documental e a análise de conteúdo. Assim, o presente artigo assume-se como um recorte de um estudo mais amplo e tem como principal finalidade descrever o suporte metodológico que deu corpo à referida investigação. Neste contexto, após darmos conta das questões e objetivos específicos norteadores do estudo, daremos conta do suporte teórico inerente ao sistema metodológico de análise, nomeadamente o MAECC®, a análise documental, a análise de conteúdo, bem como o contexto, o corpus e o instrumento de análise. Por último, identificamos a forma como se articulam as próprias questões definidas na investigação com o modelo metodológico MAECC®, na implementação que efetivamos para meta-analisar os 92 cursos que integram o Programa Wikipédia na Universidade da comunidade lusófona entre 2011 e 2018. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pestana, Filomena & Cardoso, Teresa (2020). Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC®, Indagatio Didactica, Vol. 12, Nº 3, pp. 245-264. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20079 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9986 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20079/14583 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Programa Wikipédia na Educação | pt_PT |
dc.subject | Comunidade lusófona | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior universitário | pt_PT |
dc.subject | Mapeamento e sistematização de conhecimento | pt_PT |
dc.subject | MAECC® | pt_PT |
dc.title | Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC® | pt_PT |
dc.title.alternative | Meta-analysis of the lusophone page of the Wikipedia in University Program: proposal of a methodological system based on MAECC® | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 264 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 245 | pt_PT |
oaire.citation.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
person.familyName | Pestana | |
person.familyName | Cardoso | |
person.givenName | Filomena | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | 151A-5B81-C0F4 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3146-8792 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Pestana & Cardoso_Meta-análise da página lusófonado PWU.pdf
- Size:
- 2.3 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format