Repository logo
 
Publication

A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorFeitosa, Ceciliany Alves
dc.contributor.authorTeixeira, António
dc.date.accessioned2023-09-21T13:41:35Z
dc.date.available2023-09-21T13:41:35Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionArtigo produzido no âmbito de Tese de doutoramento em Educação, especialidade Liderança Educacionalpt_PT
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na investigação realizada no programa de doutoramento em educação, pela Universidade Aberta de Portugal, no período entre 2016 a 2019, tendo como tema: A Escola Confessional – O Desafio de Preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Educação – Um Estudo na Rede Marista. Buscou-se compreender o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores no âmbito da educação confessional. O estudo foi desenvolvido em Portugal e no Brasil, em duas escolas da Rede Marista de Educação, sendo uma localizada na cidade de São Paulo e outra em Lisboa. Utilizou-se uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas para a liderança da instituição e de inquérito por questionário aplicado ao corpo docente. Para ambos os instrumentos definiu-se como variáveis os eixos temáticos a) Confessionalidade, b) Liderança e c) Contexto. Os resultados indicam que os diversos níveis de liderança continuam bastante alinhados com a Missão e os Valores da Instituição, havendo ainda desafios e necessidade de alinhamentos entre as instâncias de gestão e o corpo docente, bem como algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação global.pt_PT
dc.description.abstracthis work intends to present part of the research results in the doctoral program by the Open University of Portugal between 2016 to 2019. We sought to understand the challenge of preserving the mission and the development of values within the confessional education context. We carried out the study in Portugal and Brazil in two schools of the Marist Education Network, one located in São Paulo and another in Lisbon. A mixed methodology of quantitative and qualitative data analysis was used, obtained through semi-structured interviews applied to the institution's leadership and a questionnaire survey applied to the teachers. Both instruments were defined as variables a) Confessionality, b) Leadership, and c) Context. The results indicate that different leadership levels are still closely aligned with the Institution's Mission and Values. On the other hand, there are still challenges and the need for alignments between management and teachers and some opportunities for the Network consolidation in its international dimensions to strengthen the global performance.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves Feitosa, C., & Teixeira, A. M. (2021). A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07pt_PT
dc.identifier.doi10.7213/1981-416X.21.070.AO07pt_PT
dc.identifier.issn1981-416X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14968
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPRpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28209/25089pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação confessionalpt_PT
dc.subjectLiderança educacionalpt_PT
dc.subjectGestão em redespt_PT
dc.subjectEducação em valorespt_PT
dc.titleA escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação: um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educaçãopt_PT
dc.title.alternativeThe confessional school: between the challenge of preserving the mission and the need to innovate development of values in the education: a study in Portugal and Brazil in the Marist Education Institutept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritibapt_PT
oaire.citation.endPage1428pt_PT
oaire.citation.startPage1413pt_PT
oaire.citation.titleRevista Diálogo Educaionalpt_PT
person.familyNameALVES FEITOSA
person.familyNameTeixeira
person.givenNameCECILIANY
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-id7810-ACD0-18B2
person.identifier.orcid0000-0001-6230-2563
person.identifier.orcid0000-0002-1339-6548
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication64b83ac6-f890-4166-84e8-80e5f7b672a8
relation.isAuthorOfPublicatione6474cc5-0c39-4eb5-ba27-a3f19964333f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye6474cc5-0c39-4eb5-ba27-a3f19964333f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
calves feitosa_amteixeira.pdf
Size:
273.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo em revista
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: