Repository logo
 
Publication

(Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externa

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorMarques, Eliane Moreira
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2022-10-17T14:13:59Z
dc.date.available2022-10-17T14:13:59Z
dc.date.issued2022-09
dc.description.abstractNo presente artigo objetiva-se a compreensão do impacto de mecanismos de avaliação como a avaliação externa, os exames nacionais ou, num plano transnacional, a participação de alunos portugueses em estudos internacionais como o PISA na gestão curricular no nível micro, representado pelos professores. Para tal, adotou-se a metodologia de pesquisa e de análise bibliográfica, versando temáticas como: (i) a evolução da noção de currículo; (ii) o currículo à luz do novo paradigma curricular e o seu reflexo nos normativos legais; (iii) o paradigma interpessoal de aprendizagem como possibilidade de desenvolvimento do currículo; (iv) o conceito de currículo enquanto projeto contextualizado e constructo coletivo; (v) o papel do professor enquanto gestor curricular; (vi) as repercussões da avaliação externa na deliberação dos professores e as consequências inerentes à gestão do currículo. Conclui-se pela presença de contradições em todas as fases do desenvolvimento curricular, desde a conceção do currículo até à sua avaliação, bem como pela forte hegemonia do Estado em matéria de decisão curricular, fatores que dificultam a implementação do disposto em matéria de autonomia, flexibilidade e articulação curriculares.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMarques, E. M., & Seabra, F. (2022). (Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externa. In. I. Fialho & M. Coppi (orgs.), Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção (pp. 137-154). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-240-6.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-778-240-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12345
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évorapt_PT
dc.relationMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectResultadospt_PT
dc.subjectAvaliação externapt_PT
dc.title(Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage154pt_PT
oaire.citation.startPage137pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeçãopt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isProjectOfPublication1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Moreira&Seabra2022.pdf
Size:
496.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: