Publication
Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório Institucional
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Carvalho, Madalena | |
dc.contributor.author | Dias, Isabel de Barros | |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T11:19:45Z | |
dc.date.available | 2021-11-05T11:19:45Z | |
dc.date.issued | 2021-10 | |
dc.description | Poster científico apresentado à 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (Formato híbrido), 13-15 de outubro de 2021 | pt_PT |
dc.description.abstract | O trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11345 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | 10.5281/zenodo.5607092 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Acesso à informação | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Repositório Aberto | pt_PT |
dc.subject | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.title | Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório Institucional | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta | pt_PT |
person.familyName | Carvalho | |
person.familyName | Dias | |
person.givenName | Madalena | |
person.givenName | Isabel de Barros | |
person.identifier | L-8746-2014 | |
person.identifier.ciencia-id | E619-5B22-D6AC | |
person.identifier.ciencia-id | 5411-FEE8-F9F5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4288-6025 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3479-6660 | |
person.identifier.scopus-author-id | 53563195800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e57a2b37-c5f5-4b24-9df3-d839e481e878 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7d560f5b-2533-495f-a9c8-90ecbf3e8481 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7d560f5b-2533-495f-a9c8-90ecbf3e8481 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- UAb_Poster_Acessibilidades.jpg
- Size:
- 725.55 KB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)