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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo emerge da necessidade de analisar e compreender o papel dos
departamentos curriculares na dinamização do trabalho colaborativo e reflexivo entre os
professores, tendo como referência o projecto educativo da escola.
Neste contexto, aborda a dinâmica de trabalho dos departamentos curriculares no
processo de concepção e implementação do projecto educativo da escola,
particularmente, as formas de interacção e as tipologias de reflexão entre os professores.
O estudo pretende encontrar algumas respostas sobre as formas de perspectivar e
desenvolver o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores, no quadro do
projecto educativo da escola, o que pressupõe a compreensão das dificuldades que se
colocam aos processos de colaboração e reflexão nos departamentos curriculares, bem
como as condições facilitadoras a essas práticas.
Adoptamos uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso de
natureza essencialmente qualitativa, de modo a estudarmos em profundidade dois dos
departamentos curriculares de uma escola secundária, com o objectivo de
compreendermos as formas de interacção e as tipologias de reflexão desenvolvidas no
processo de concepção e de implementação do projecto educativo da escola. A
informação foi recolhida através de vários instrumentos: observação directa; grupo focal
(focus group); entrevistas e análise documental.
Entre as conclusões do nosso estudo, salienta-se a necessidade de reestruturação
do modo de trabalho dos departamentos curriculares, de modo a ajudar os professores a
se envolverem em processos permanentes e contínuos de reflexão e de discussão em
equipa. As dificuldades que se colocam à colaboração e à reflexão passam, grosso modo,
pela escassez de tempo e pela organização do modo trabalho dos departamentos onde a
acção das lideranças assume especial importância. A criação de uma estrutura de
trabalho flexível, intra e inter departamentos, semelhante a um mosaico fluído, pode
constituir uma oportunidade de os professores se envolverem em equipas que os ajudam
na reflexão sobre, na e pela escola. A dinâmica desta nova estrutura de trabalho está
dependente da existência de um interesse comum partilhado por todos, o que requer uma
constante negociação de significados, objectivos e processos. A emergência de um novo
estilo de liderança que seja capaz de fomentar a confiança, o envolvimento, a
participação, o questionamento e a reflexão conjunta é crucial para o desenvolvimento
da colaboração e da reflexão entre os professores tendo como referência o projecto
educativo da escola.
Description
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Organização escolar Projetos de educação Projeto Educativo de Escola Trabalho colaborativo Professores Cultura organizacional Ensino secundário Estudo de casos
Pedagogical Context
Citation
Correia, Ana Paula Santana de Oliveira - Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores [Em linha] : estudo de um caso. [Lisboa : s.n.], 2007. 2 vol.