Repository logo
 
Publication

Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes

dc.contributor.authorAbrantes, Pedro
dc.contributor.authorSchippling, Anne
dc.contributor.authorSantos, Susana
dc.date.accessioned2025-03-07T14:16:29Z
dc.date.available2025-03-07T14:16:29Z
dc.date.issued2024-09-30
dc.description.abstractCom base numa linha de investigação desenvolvida nos últimos dez anos, no presente artigo discutimos o conceito de socialização, argumentando que o mesmo se mantém fundamental para compreender as trajetórias individuais e as desigualdades sociais no contexto da globalização. Tendo por referência as teorias de autores clássicos, investigações realizadas desde os nais do século xx permitem atualizar e alargar o potencial heurístico deste conceito. No artigo aplicamos este quadro conceptual à análise de histórias de vida recolhidas no âmbito de duas pesquisas recentes em Lisboa: uma com estudantes de colégios internacionais e outra com jovens advogados. O conceito de socialização é então mobilizado para compreender as trajetórias destes jovens e, de modo mais amplo, a (re)produção das desigualdades juvenis nas sociedades contemporâneas, com enfoque na dimensão da internacionalização.por
dc.description.abstractDrawing on a line of research developed over the last ten years, this article focuses on the concept of socialisation, arguing that it remains fundamental for understanding individual trajectories and social inequalities in the context of globalisation. Using the theories of classic authors as a reference, the research that has been carried out since the end of the 20th century has updated and extended the concept’s heuristic potential. This article uses this conceptual framework to analyse life stories that were collected as part of two recent studies in Lisbon: one with students from international schools and the other with young lawyers. The concept of socialisation is therefore used to understand the trajectories of these young people and, more broadly, the (re)production of youth inequalities in contemporary societies, while focusing on internationalisation.eng
dc.description.sponsorshipOs dois projetos de investigação foram financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de bolsas de pós -doutoramento com as referências SFRH/BPD/112406/2015 (projeto de Anne Schippling) e SFRH/BPD/94781/2013 (projeto de Susana Santos).
dc.identifier.doi10.4000/12g0o
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19736
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherCentro de Estudos Sociais
dc.relationSFRH/BPD/94781/2013
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectDesigualdade social
dc.subjectElites
dc.subjectHistórias de vida
dc.subjectInternacionalização
dc.subjectPortugal
dc.subjectSocialização dos jovens
dc.subjectInternationalisation
dc.subjectLife stories
dc.subjectSocial inequality
dc.subjectSocialisation of young people
dc.titleSocialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantespor
dc.title.alternativeSocialisation, educational trajectories and Internationalisation amongst young people from the dominant classeseng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage74
oaire.citation.issue134
oaire.citation.startPage51
oaire.citation.titleRevista Crítica de Ciências Sociais
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameAbrantes
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-id9A17-6151-34BB
person.identifier.orcid0000-0001-9572-9563
person.identifier.scopus-author-id55522704900
relation.isAuthorOfPublication5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
rccs-15993.pdf
Size:
277.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: