Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
88.04 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo de caso é um reflexão empírica sobre o aprofundamento dos significados em contexto fórum de discussão online.
Tem por objetivo a compreensão do processo interativo de construção do conhecimento naquele contexto, a caracterização da aprendizagem decorrente dessa prática colaborativa, bem como o conhecimento das perceções dos estudantes sobre as suas
aprendizagens nesses espaços.
Através duma abordagem quantitativa e qualitativa analisou-se o conteúdo do discurso da interação em 3 fóruns de discussão online dum curso de mestrado. Os indicadores empíricos escolhidos para a análise de conteúdo foram: a dimensão participativa, social e cognitiva. As perceções dos estudantes sobre as suas
aprendizagens foram obtidas através dum questionário, cuja informação foi cruzada com o tratamento dos fóruns de discussão.
Os resultados confirmaram na sua quase totalidade a hipótese geral. Globalmente observam-se práticas duma comunidade colaborativa de construção de conhecimento, desenvolvidas num contexto específico social, cultural e académico, que levaram à
construção do conhecimento, embora a um nível pouco profundo.
Description
2ª Conferência Online realizada de 8-19 de outubro de 2012
Keywords
Fóruns de discussão online Debate online Aprendizagem colaborativa Presença social Presença cognitiva Ensino superior Elearning
Pedagogical Context
Citation
Oliveira, Teresa; Morgado, Lina - Aprendizagem colaborativa nos fóruns online : estudo de caso no ensino superior. In COIED 2012. Conferência Online de Informática Educacional, 2, Lisboa, 2012 - "Conferência ...[Em linha] : atas". Porto : Universidade Católica, 2012. ISBN 978-989-8366-44-3. p. 45-52
Publisher
Universidade Católica Editora - Porto