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A perceção do cansaço e da decadência ocidental ou o negativo como fenómeno de rutura na transição entre os séculos XIX e XX

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A Sombra dos Demónios-cap. 8.pdf7.85 MBAdobe PDF Download

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No final do século XIX, emergiu na então capital da cultura ocidental, a França, o conceito de fin de siècle, expressão pleonástica, mas que ganharia uma substância conceptual própria. Nesse momento histórico de transição cultural, um conjunto de personalidades das mais variadas áreas da arte e da cultura foi responsável por um agudo ataque ao sistema social instituído, fazendo ecoar um sentimento de dissidência, desde logo encarado como expressão da degeneração do homem, associável aos inadaptados e aos loucos, e de um certo primitivismo latente na espécie humana após séculos de “evolução da espécie”. Era mais um momento da cíclica resposta de rutura ao espírito da Modernidade e à via iluminista do século XVIII, onde entroncaram a crença absoluta no progresso e na industrialização, a ética burguesa e capitalista, e o positivismo.

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Sousa, Rui - A perceção do cansaço e da decadência ocidental ou o negativo como fenómeno de rutura na transição entre os séculos XIX e XX. In Franco, José Eduardo, Ventura, Ricardo, coord. - “A sombra dos demónios [Em linha]: para uma história da cultura em negativo”. Lisboa: Edições Esgotadas, 2019. ISBN 978-989-9015-05-0. p. 121-138

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