Repository logo
 
Publication

“Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores

dc.contributor.authorCosta, Luís Filipe De Amaral
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2021-12-28T10:53:41Z
dc.date.available2021-12-28T10:53:41Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).pt_PT
dc.description.abstractNum mundo em constante mutação é reconhecida a necessidade de adaptar os sistemas para fazer face aos desafios colocados pela sociedade digital e a globalização, e a educação não é exceção. Assim, devido ao impacte da profissão docente na sociedade, recai sobre os professores a responsabilidade de dotar os seus alunos de competências adequadas ao século XXI, aliás, aos tempos presente e futuro, o que exige que cada docente seja um profissional competente e reflexivo, tornando premente a sua formação e a qualidade das suas práticas. No ano de 2020, apesar de reconhecermos a existência de professores que utilizavam ferramentas online como elementos de apoio às suas aulas, tal não traduziu uma adequada e cabal reparação para a suspensão das atividades letivas na escola e o Ensino Remoto de Emergência, provocados pela pandemia por COVID-19. As dificuldades que a comunidade escolar apresentou, e a sua vontade de reaproveitar os esforços despendidos, para uma mudança do paradigma educativo constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao elearning. O nosso trabalho seguiu a Metodologia de Projeto, incidindo este texto sobre a respetiva fase de planeamento, em que se apresenta o desenho de uma ação de formação que criamos para professores do Ensino Básico e Secundário de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, Portugal, com a finalidade de integrar a plataforma digital Microsoft Teams nas suas práticas letivas. Com esta ação, entendemos ser possível dotar os docentes de competências – técnicas, tecnológicas e pedagógicas – no uso de ferramentas de elearning, sendo ainda um contributo para a transição digital da escola, especificamente ao nível da sala de aula, em última instância um contributo para a modernização dos processos de ensino e aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractIn a constantly changing world, the need to adapt systems to face the challenges posed by the digital society and globalization is known, and education is no exception. Thus, due to the impact of the teaching profession on society, teachers are responsible for providing their students with skills suitable for the 21st century, moreover, for the present and future times, which requires that each teacher be a competent and reflective professional, making their training and the quality of their practices urgent. In 2020, despite recognizing the existence of teachers who used online tools to support their classes, this did not resonate with an adequate full preparation for the suspension of teaching activities at the school and the Emergency Remote Teaching caused by the COVID-19 pandemic. The difficulties that the school community encountered, and its willingness to reuse the efforts made, to change the educational paradigm, formed the basis of our research problem, in which we intend to study collaborative training and pedagogical practices using e-learning. Our work followed the Project Methodology, focusing this text on the planning phase, by presenting the design of a training action we created for Basic and Secondary school teachers from the island of S. Miguel, in Azores, Portugal, with the purpose of integrating the digital platform Microsoft Teams in their teaching practices. With this training action, we believe it is possible to provide teachers with technical, technological and pedagogical skills in the use of e-learning tools, contributing to the digital transition of the school, specifically at the classroom level, ultimately contributing to the modernization of the teaching and learning processes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, L.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2021). “Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores. J. Silva (Org.). Formação Docente: Contextos, Sentidos e Práticas, Capítulo 8, pp. 77-88. Ponta Grossa: Atena Editora.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22533/at.ed.540211612pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5983-754-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11554
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherATENA Editorapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4686pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectProjeto de intervenção educativa e pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino básico e secundáriopt_PT
dc.subjectMicrosoft Teamspt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectAçorespt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectEducational and pedagogical intervention projectpt_PT
dc.subjectBasic and secondary educationpt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectAzores (Portugal)pt_PT
dc.title“Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Grossapt_PT
oaire.citation.endPage88pt_PT
oaire.citation.startPage77pt_PT
oaire.citation.titleFormação docente: contextos, sentidos e práticaspt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameLuís
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id7E1E-4858-F863
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0003-3758-9050
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Costa_Cardoso_Pestana_ATENA_Editora.pdf
Size:
304.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format