Repository logo
 
Publication

Avaliação formativa na era digital: a perspetiva de um grupo de alunos do ensino secundário

dc.contributor.authorCasanova, Maria Prazeres
dc.contributor.authorRocha, Ana Paula
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2024-12-05T16:43:12Z
dc.date.available2024-12-05T16:43:12Z
dc.date.issued2024-07
dc.date.updated2024-12-04T13:56:18Z
dc.description.abstractA avaliação formativa desenvolve-se a par dos processos de ensino promovendo a regulação do ensino e da aprendizagem. Os estudos têm vindo a demonstrar como a mediação das tecnologias digitais facilita a avaliação formativa e a aprendizagem dos alunos. Não obstante, coloca desafios a professores e a alunos. Estes pressupõem que os diversos atores educativos possuam skills que favoreçam o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de novas pedagogias, considerando as necessidades formativas dos alunos. No estudo aqui apresentado, seguimos uma metodologia de investigação-ação para aferir o impacto da avaliação formativa digital, na aprendizagem dos alunos, e estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática da avaliação formativa digital que permitisse gerar conhecimento contextualizado e relevante. O trabalho de campo foi realizado numa escola secundária, tendo como participantes um grupo de alunos a frequentar o décimo ano. Esses alunos foram escolhidos em função do seu grupo de professores a quem foi proporcionada uma oficina de formação para a implementação de práticas avaliativas em ambientes digitais. A análise dos dados recolhidos, de natureza quantitativa e qualitativa, evidenciou a perspetiva dos alunos sobre a forma como a avaliação formativa digital contribui para melhorar a qualidade das aprendizagens, especialmente, quando os processos privilegiam a cooperação e a interatividade entre os intervenientes. No presente artigo centramo-nos no objetivo de identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital foram integradas nas práticas avaliativas e quais as estratégias que os alunos consideraram de maior utilidade para a sua aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractFormative assessment is an ongoing process that occurs alongside teaching and learning to provide feedback and guide improvement. It plays a crucial role in promoting the regulation of both teaching and learning, and recent studies have highlighted the potential of digital technologies to facilitate this process. However, the effective use of digital technologies for formative assessment presents challenges for both teachers and students. It requires all stakeholders to possess the necessary skills to leverage these technologies in the development of new pedagogies that are aligned with students’ learning needs. This study employs an action research methodology to investigate the impact of digital formative assessment on student learning. The study aims to establish a dialogue between theory and practice in this area, generating contextualized and relevant knowledge. The fieldwork was conducted in a secondary school with a group of 10th-grade students. The students were chosen based on the group of their teachers, who were provided with a training workshop on implementing assessment practices in digital environments. The analysis of the collected data, which included both quantitative and qualitative elements, revealed the students’ perspectives on how digital formative assessment contributes to improving the quality of learning, particularly when processes prioritize cooperation and interactivity among participants. This article focuses on identifying how the dimensions of digital assessment culture were integrated into assessment practices and the strategies that students considered most useful for their learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v16i2.35899pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.slugcv-prod-4231218
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16899
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação formativa digitalpt_PT
dc.subjectProcessos avaliativospt_PT
dc.subjectDimensões da avaliação formativapt_PT
dc.subjectDigital formative assessmentpt_PT
dc.subjectAssessment processespt_PT
dc.subjectDimensions of formative assessmentpt_PT
dc.titleAvaliação formativa na era digital: a perspetiva de um grupo de alunos do ensino secundáriopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage286pt_PT
oaire.citation.startPage265pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameCasanova
person.familyNamede Sousa Gonçalves Rocha
person.familyNameAmante
person.familyNameOliveira
person.givenNameMaria Prazeres
person.givenNameAna Paula
person.givenNameLúcia
person.givenNameIsolina
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id601A-CB35-C62D
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0002-8928-5852
person.identifier.orcid0000-0001-8334-3858
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id56560249400
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.cv.cienciaid601A-CB35-C62D | Ana Paula de Sousa Gonçalves Rocha
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication726944fd-3108-4a30-b9be-34b784d7289e
relation.isAuthorOfPublicationc3f26dd8-ad26-492a-a129-8af3c155c3fb
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Av.Form.Dig.Alunos.Sec.pdf
Size:
1.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: