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Língua portuguesa: avaliação das aprendizagens no contexto da CPLP
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Falé, Isabel | |
dc.contributor.author | Matos, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2024-06-21T15:52:08Z | |
dc.date.available | 2024-06-21T15:52:08Z | |
dc.date.issued | 2024-06-07 | |
dc.date.submitted | 2024-06-21 | |
dc.description.abstract | Os fatores que concorrem para o desempenho e sucesso educativo dos alunos são inúmeros, sendo o seu impacto imprevisível. No entanto, contextos marcados pela variedade de oportunidades e pela democraticidade no seu acesso promovem um input mais rico e diversificado, constituindo-se como uma vantagem assinalável para o desenvolvimento de competências sociolinguísticas, cognitivas superiores e de uma compreensão mais profunda e abrangente do eu, do outro e da realidade. Numa sociedade globalizada, na qual é exigido aos cidadãos o domínio simultâneo de duas ou mais línguas e de competências ao nível da criatividade e do pensamento crítico, a Escola, enquanto instituição responsável pela transmissão formal de conhecimento, desempenha um papel fundamental na garantia de condições equitativas para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e contextualizadas. Em muitos territórios, a língua portuguesa possui estatuto de língua oficial sendo veículo de alfabetização, contudo, os alunos têm, frequentemente, outra língua materna. Esta dialética está na origem de tensões, pessoais e sociais, para as quais a política e o planeamento linguístico têm uma importância central na clarificação do papel que as línguas desempenham e de que forma se relacionam, em cada paisagem. O presente trabalho, elaborado com objetivo principal de avaliar as aprendizagens dos alunos no âmbito do ensino oficial da língua portuguesa, transformou-se num espaço de reflexão sobre os valores e competências que devem ser promovidos ao longo do percurso dos alunos e sobre a importância da língua portuguesa, enquanto veículo de acesso, construção e transmissão de conhecimento. Envolveu uma mostra de conveniência, composta por 151 alunos, inscritos no 6.º ano do Ensino Básico, provenientes de cinco escolas localizadas em zonas urbanas e rurais localizadas em Angola, Cabo Verde e Portugal. Foram construídos e aplicados quatro instrumentos para recolha de informações, nomeadamente, uma prova de avaliação das aprendizagens; um questionário de caracterização do perfil sociolinguístico dos alunos; a Escala de Personalidade Criativa, para aferir as características criativas dos alunos; e um questionário para caracterização do contexto do exercício da docência, aplicado ao professor de cada turma. A análise dos resultados obtidos e a triangulação com informações acerca dos contextos permitiu concluir que não existem diferenças significativas entre os três países. No entanto, os alunos provenientes de contextos rurais apresentam desempenhos inferiores ao nível das competências linguísticas e da competência criativa e, simultaneamente, maior tendência para retenção e abandono escolar precoce. Relativamente ao perfil linguístico, são os alunos para os quais a língua portuguesa não tem estatuto de língua materna que apresentam resultados mais elevados em todos os critérios analisados. | pt_PT |
dc.description.abstract | The factors that contribute to students' performance and educational success are countless, and their impact is unpredictable. However, contexts marked by a diversity of opportunities and a democratic access to them promote a rich and diverse contribution, constituting notable advantages for the development of sociolinguistic skills, higher cognitive skills and a deeper and more comprehensive understanding of the self, the other and the reality. In a globalized society, where citizens are required to, simultaneously, master two or more languages and skills and critical thinking and creativity skills, the school, as the responsible institution for the formal transmission of knowledge, plays a fundamental role in ensuring equitable conditions for the development of meaningful learnings. In many territories, portuguese has the status of official language and is the vehicle for literacy, however, students often have another mother tongue. This dialectic situation origins tensions, personal and social, for which language policy and planning have a central importance in clarifying the role that languages play in each landscape. This work, developed with the main objective of evaluating students' learning within the scope of official teaching of the portuguese language, has become a space for reflection about the values and skills that should be promoted throughout the students' journey and on the role of the portuguese language, as a vehicle for access, construction and transmission of knowledge. It involved a convenience sample, made up of 151 students, enrolled in the 6th class of Basic Education, from five schools located in urban and rural areas in Angola, Cape Verde and Portugal. Four instruments were constructed and applied to collect information, namely, a learning assessment test; a questionnaire characterizing the students’ sociolinguistic profile; the Creative Personality Scale, to measure students' creative characteristics; and a questionnaire to characterize the context of teaching exercise, applied to each teacher. The analysis of the results obtained and their triangulation with information about the contexts allowed to conclude that there are no significant differences between the three countries, however, it is the students from rural contexts who present the lowest performance in terms of language and creative skills and, simultaneously, a higher tendency for retention and early school leaving. Regarding the linguistic profile, it is the the portuguese for foreigners students who present higher results in all the analyzed criteria. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Matos, Teresa - Língua portuguesa [Em linha]: avaliação das aprendizagens no contexto da CPLP. [S.l.]: [s.n.], 2024. 154 p. | |
dc.identifier.tid | 203658752 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16161 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Planeamento linguístico | pt_PT |
dc.subject | Política de língua | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Assessment | pt_PT |
dc.subject | Portuguese language | pt_PT |
dc.subject | Linguistic planning | pt_PT |
dc.subject | Language policy | pt_PT |
dc.title | Língua portuguesa: avaliação das aprendizagens no contexto da CPLP | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna, apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |