Repository logo
 
Publication

As narrativas digitais pessoais como instrumento de ensino e aprendizagem online culturalmente sustentável

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.authorPereira, Selma Eduarda Moita da Silva
dc.contributor.authorMarcos, Adérito
dc.contributor.authorManeira, António
dc.contributor.editorAbreu, Filipa Martins de
dc.contributor.editorEstadieu, Gérald
dc.contributor.editorNg, Sandra Olga
dc.contributor.editorFarinha, Daniel Filipe
dc.contributor.editorCaires, Carlos Sena
dc.contributor.editorMarcos, Adérito
dc.date.accessioned2025-07-09T15:49:02Z
dc.date.available2025-07-09T15:49:02Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractAs narrativas digitais pessoais emergem como uma ferramenta inovadora no ensino e aprendizagem online, promovendo a interação cultural e permitindo que as histórias individuais sejam integradas num contexto educativo global. Este artigo explora o impacto das narrativas digitais pessoais em ambientes de e-learning, com ênfase no seu contributo para a sustentabilidade cultural e a promoção de metodologias pedagógicas mais inclusivas e diversificadas. Através de uma revisão da literatura e da análise de artefactos, propõe-se analisar a importância das narrativas pessoais no ensino e aprendizagem online, destacando o seu potencial para fomentar a interação cultural, a preservação do património imaterial e a construção de identidades, visando trazer para discussão o papel central que as narrativas podem desempenhar na transformação do ensino superior online, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e adaptada às realidades contemporâneas.por
dc.description.abstractPersonal digital narratives have emerged as an innovative tool in online teaching and learning, fostering cultural interaction and enabling individual stories to be integrated into a global educational context. This article explores the impact of personal digital narratives in e-learning environments, emphasizing their contribution to cultural sustainability and the promotion of more inclusive and diversified pedagogical methodologies. Through a review of the literature and analysis of artifacts, this study aims to examine the significance of personal narratives in online teaching and learning, highlighting their potential to enhance cultural interaction, preserve intangible heritage, and shape identities. It brings to the forefront the central role that narratives can play in transforming higher education online, promoting more effective learning attuned to contemporary realities.eng
dc.identifier.citationPereira, Selma; Fernandes-Marcos, Adérito & Maneira, António (2024) “As narrativas digitais pessoais como instrumento de ensino e aprendizagem online culturalmente sustentável”, In proceedings of 4th International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology – Creative Digital Intelligence (ARTeFACTo 2024 Macao), 5-6 December 2024, Green Island Campus, University of Saint Joseph. Editor: University of Saint Joseph in Macau ISBN: 978-99981-138-2-4 (pp.100-111).
dc.identifier.isbn978-99981-138-2-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19990
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversity of Saint Joseph
dc.relation.hasversionhttps://books.usj.edu.mo/index.php/usj-acaedemicpress/catalog/view/27/83/118
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectNarrativas Digitais Pessoais
dc.subjectEnsino e Aprendizagem Online
dc.subjectE-learning
dc.subjectSustentabilidade Cultural
dc.titleAs narrativas digitais pessoais como instrumento de ensino e aprendizagem online culturalmente sustentávelpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2024-12-05
oaire.citation.conferencePlaceMacau
oaire.citation.endPage111
oaire.citation.issue1
oaire.citation.startPage100
oaire.citation.titleARTeFACTo2024. 4th International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology. Creative Digital Intelligence. Conference Proceedings
oaire.citation.volume1
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNamePereira
person.familyNameMarcos
person.givenNameSelma Eduarda Moita da Silva
person.givenNameAdérito
person.identifierR-000-03D
person.identifier.ciencia-idFC17-2287-D70E
person.identifier.ciencia-id0617-948A-BB8D
person.identifier.orcid0000-0002-5800-2899
person.identifier.orcid0000-0002-9164-9686
person.identifier.scopus-author-id22980054100
relation.isAuthorOfPublicationafce0433-e230-402f-9319-8532265d7774
relation.isAuthorOfPublicationf734cd7c-b591-4398-833c-babb5f227a41
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf734cd7c-b591-4398-833c-babb5f227a41

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ArtigoARTeFACTo2024_SP_AM_AFM_final_pub.pdf
Size:
5.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: