Repository logo
 
Publication

Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorMachado, Jane do Carmo
dc.contributor.authorVasconcelos, Maria Celi Chaves
dc.contributor.authorOliveira, Nuno Ricardo
dc.date.accessioned2023-12-18T12:24:10Z
dc.date.available2023-12-18T12:24:10Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO estudo aborda o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e valorização da carreira docente. Como objetivos busca problematizar a aplicação das políticas educacionais para a formação e valorização de profissionais da educação, confrontando o planejado e o realizado, o controle direto ou indireto do estado sobre as práticas de formação profissional, e as aprendizagens que ocorrem no espaço informal das redes sociais que se estabelecem entre os professores. A investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação e valorização profissional. Os resultados apresentam desafios a serem superados para a formação e valorização de professores e sinalizam a necessidade de articulação entre as ações políticas e a realidade destes profissionais de modo a concretizar a qualidade no ensino.pt_PT
dc.description.abstractThe study addresses the way recent researches deal with initial and continuous teacher education policies and attempts to understand how these policies have contributed to the improvement of working conditions, professional development and teaching career. The objectives of this study are to question the application of educational policies for the training and appreciation of educational professionals, confronting the planning and the accomplishment of these policies, the direct or indirect control of the state on professional training practices, and the learning that occurs in informal spaces of social networks that are established among teachers. The research is qualitative in nature and the interpretation of the data is based on studies such as those of Jenny Ozga on research of educational policies and those of Bernadete Gatti and Marli André on training and professional improvement. From the results challenges to the training and improvement of teachers can be verified and indicate the need for articulation between political actions and the reality of these professionals in order to achieve quality in teaching.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMachado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em foco, Indagatio Didactica, 9, (4), 29-44. https://doi.org/10.34624/id.v9i4.640pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15268
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIDTFF, Universidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/640pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectPlanos de educaçãopt_PT
dc.subjectLiteracia tecnológicapt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectEducation planspt_PT
dc.subjectTechnological literacypt_PT
dc.titlePolíticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em focopt_PT
dc.title.alternativeEducational policies: teacher training and professional development in focuspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUnivresidade de Aveiropt_PT
oaire.citation.endPage44pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
person.familyNamedo Carmo Machado
person.familyNameVASCONCELOS
person.familyNameLopes de Oliveira
person.givenNameJane
person.givenNameMARIA CELI CHAVES
person.givenNameNuno Ricardo
person.identifierA-3899-2016
person.identifier.ciencia-idED18-23EC-38C9
person.identifier.ciencia-id1E1F-392C-CE08
person.identifier.orcid0000-0001-8786-4108
person.identifier.orcid0000-0002-3624-4854
person.identifier.orcid0000-0003-0135-9755
person.identifier.scopus-author-id38962111100
person.identifier.scopus-author-id56245083100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication325e12d8-1959-4ad5-9139-8a8700fb4ac7
relation.isAuthorOfPublicatione6cd5c82-7b43-4be8-97d0-dc4e0455cd08
relation.isAuthorOfPublication7fecf47b-0fb2-4b49-bbde-da1370495e1b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7fecf47b-0fb2-4b49-bbde-da1370495e1b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
jcmachado_mccvasconcelos_nroliveira_indagatio didactica_2017.pdf
Size:
195.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
article
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: