Repository logo
 
Publication

A influência dos factores estratégicos nas estruturas de distribuição e no desempenho : o caso das empresas seguradoras

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorFelício, José Augusto de Jesus
dc.contributor.advisorGonçalves, Amílcar
dc.contributor.authorFreire, Carlos Manuel Robalo
dc.date.accessioned2013-01-07T12:42:13Z
dc.date.available2013-01-07T12:42:13Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionTese de Doutoramento em Gestão na especialidade de Estratégia apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEste trabalho pretende avaliar em que medida as estruturas de distribuição são afectadas pelos factores estratégicos e influenciam o desempenho das empresas seguradoras. O focus reside em verificar a influência das estruturas de distribuição no desempenho das seguradoras. Considerando que este tipo de empresas distribui produtos do tipo vida e não vida, que os produtos são desenhados considerando as motivações dos clientes e que as seguradoras são sujeitas a factores de impacto internos e externos admitiu-se o seu efeito nos factores estratégicos, dos quais decorrem a escolha da estrutura de canais, com vista ao máximo do desempenho, medido este em rendibilidade das vendas, rendibilidade dos capitais próprios, crescimento das vendas e produtividade. A amostra foi constituída por 252 seguradoras a operar no mercado Português e Espanhol, referente ao período de 2005 a 2007. O questionário foi enviado a 431 empresas, correspondentes ao universo. Suportou-se o trabalho na teoria dos canais de distribuição e na teoria dos recursos. Utilizaram-se como técnicas estatísticas, o alpha de Cronbach, teste t de Student, teste de Mann-Whitney, teste Kolmogorov-Smirnov com correcção de Lilliefors e o modelo de equações estruturais. Recorreu-se aos softwares SPSS e AMOS. Concluiu-se, no essencial, que os factores estratégicos das companhias de seguros influenciam as estruturas de distribuição, que existe influência das estruturas de distribuição na rendibilidade, crescimento e produtividade das companhias de seguros e que as motivações de clientes e os factores de impacto (internos e externos) afectam os factores estratégicos, identificados por canais utilizados, recursos financeiros, recursos humanos, risco de subscrição de produtos e inovação de produtos e serviços. Não se comprovou, que o tipo de produtos afectem os factores estratégicos identificados.por
dc.description.abstractThis work assess how the distribution structures are affected by strategic factors and how these have an influence on the performance of insurance companies. The focus lies in checking the influence of distribution structures in performance of insurance companies. Facing into consideration that these same companies distribute products such as life and non-life, considering that products are designed depending on customers' motivations and that insurance companies are subject to internal and external impact factors, their effect was assumed in the strategic factors. The result from the strategic factors is the choice of their structure of channel, to achieve the performance, measured in return on sales, return on equity, sales growth and productivity. The sample was made up of 252 insurers operating in the Portuguese and Spanish markets, from the period of 2005 to 2007. The questionnaire was sent to 431 companies, corresponding to the whole universe of the two above mentioned markets. The work has based on the theory of distribution channels and the theory of resources. Were used the statistical techniques, the Cronbach alpha, Student’s t-test, Mann-Whitney test, Kolmogorov–Smirnov test with Lilliefors correction and the structural equation modelling. The tools SPSS software and AMOS were used. It was essencially concluded, that the strategic factors in insurance companies influence the distribution structures, there is influence of distribution structures in the profitability, productivity and growth of insurance companies and the customers' motivations and impact factors (internal and external) affect the strategic factors identifie by the channels used, financial resources, human resources, risk of underwriting insurance products and product and services innovation. It was not proven that the types of products affect the strategic factors which were identified.
dc.identifier.citationFreire, Carlos Manuel Robalo - A influência dos factores estratégicos nas estruturas de distribuição e no desempenho [Em linha] : o caso das empresas seguradoras. Lisboa : [s.n.], 2012. 294 p.por
dc.identifier.tid101254008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2321
dc.language.isoporpor
dc.subjectEmpresaspor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectCompanhia de segurospor
dc.subjectTeoria económicapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEspanhapor
dc.titleA influência dos factores estratégicos nas estruturas de distribuição e no desempenho : o caso das empresas seguradoraspor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_CarlosFreire.pdf
Size:
5.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections