Repository logo
 
Publication

Novas práticas, novos olhares sobre o uso de mídias na educação

dc.contributor.authorAraújo, Célia Maria
dc.contributor.authorDantas, Eugênia Maria
dc.date.accessioned2014-04-01T15:25:08Z
dc.date.available2014-04-01T15:25:08Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractDiferentes dispositivos midiáticos já fazem parte da realidade de um número significativo de escolas. Essa presença, no entanto, não é suficiente para garantir que esses dispositivos efetivamente se articulem ao processo de ensino/aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso que eles não só sejam percebidos como recursos pedagógicos eficientes, mas adequadamente utilizados em sala, respeitando-se o potencial de cada um. Partindo dessa compreensão esse trabalho apresenta algumas reflexões sobre as proposições dos alunos/professores participantes do Curso de Especialização em Mídias na Educação ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O curso faz parte do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação do Ministério da Educação – Brasil. Tem como objetivo contribuir na formação continuada de professores da Educação Básica, permitindo-os produzir e estimular a produção nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem. Além da integração das diversas mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, uma das principais características do Programa é o estímulo à produção de professores em suportes midiáticos distintos. A concepção pedagógica que sustenta o Programa Mídias na Educação pressupõe, justamente, a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. As proposições de intervenção nas escolas revelaram o contexto de precariedade de recursos humanos capacitados no ambiente escolar, por outro lado, mostrou a capacidade de transformação e de um novo olhar a partir de novas práticas educacionais com o uso dessas mídias.por
dc.description.abstractDifferent media devices are already part of the reality of a significant number of schools. This presence, however, is not sufficient to ensure that these devices effectively articulate the process of teaching / learning. For this to occur, it is necessary not only that they are perceived as effective teaching resources, but properly used in the classroom, respecting the potential of each. On that understanding this paper presents some reflections on the propositions of students / teachers participating in the Specialization Course in Media in Education offered by the Federal University of Rio Grande do Norte. The course is part of t he Continuing Education Program in Media in Education of the Ministry of Education - Brazil. Aims to contribute to the continuing education of teachers of basic education, enabling them to produce and stimulate production in different media in order to art iculate a conception pedagogical and interactional learning. Besides the integration of various media in the process of teaching and learning, a major feature of the program is to stimulate the production of teachers in different host media. The instructional design that supports the Media in Education Program presuppose precisely the authorship as an essential characteristic of a significant and autonomous learning. Propositions intervention in schools revealed the precarious context of trained human resou rces in the school environment, on the other hand, showed the ability to change and a new look from new educational practices with the use of these media.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationAraújo, Célia Maria; Dantas, Eugênia Maria - Novas práticas, novos olhares sobre o uso de mídias na educação [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-9por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3049
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectMédia e educaçãopor
dc.subjectTechnologypor
dc.subjectMedia and educationpor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleNovas práticas, novos olhares sobre o uso de mídias na educaçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage9por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Novas práticas.pdf
Size:
234.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: