Repository logo
 
Publication

Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil

dc.contributor.authorVieira, Márcia de Freitas
dc.contributor.authorPedro, Neuza
dc.date.accessioned2022-01-10T14:23:32Z
dc.date.available2022-01-10T14:23:32Z
dc.date.issued2021-12
dc.description.abstractA formação docente para o desenvolvimento de competências digitais é fator primordial para a inovação pedagógica no Ensino Superior na modalidade a distância. Tendo-se em conta as dificuldades de muitos docentes para atuar nesta modalidade e a carência de programas de formação para a educação online, realizou-se um estudo sobre as competências de professores para a docência superior online. Este artigo apresenta resultados relativos à percepção dos docentes acerca de suas competências para o exercício da docência online. Utilizou-se o survey online como instrumento de recolha de dados. Este foi aplicado a professores que exercem atividades docentes online em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, no Brasil e em Portugal, por representarem os países lusófonos com maior relevância internacional no domínio da oferta neste contexto. O estudo envolveu uma amostra aleatória simples, não probabilística, composta por 277 docentes universitários, dos quais 236 do Brasil e 41 de Portugal. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e testes paramétricos para avaliar as diferenças entre as percepções docentes das duas nacionalidades. Os resultados mostram que estes docentes apresentam autopercepções favoráveis relativamente aos seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico, tecnológico e em relação às competências transversais associadas à educação online. Demonstram, contudo, dificuldade em integrar efetivamente os seus diferentes saberes (cientifico e pedagógico) com a tecnologia em suas práticas pedagógicas. As diferenças encontradas entre os países não foram estatisticamente significativas. Detecta-se a necessidade de se investir na formação docente, especialmente, na área das tecnologias e da sua integração com os conhecimentos pedagógicos e de conteúdo.pt_PT
dc.description.abstractTeacher training for the development of digital skills is a key factor for in pedagogical innovation in Distance Higher Education. Taking into account the difficulties of many professors to work in this modality and the lack of training programs for online education, this study focus on professors’ competencies for online teaching in Higher Education. This article presents results regarding professors' perception about their competences for the exercise of teaching online. Under an online survey was used as data collection instrument. It was applied to professors who carry out online teaching activities in public or private higher education institutions in Brazil and Portugal, as they represent the Portuguese speaking countries with the greatest international relevance in the field of provision in this context. The study involved a simple non-probability sampling process, composed of 277 university professors, of which 236 from Brazil and 41 from Portugal. Descriptive statistical analysis and parametric tests were conducted to assess the differences between the professors’ perceptions of both nationalities. The results show that these teachers have favorable self-perceptions regarding their knowledge of content, pedagogy, technology as well as regarding their transversal skills associated with online education. However, they perceive some difficulty in effectively integrating different knowledges (scientific and pedagogical) with technology in their pedagogical practices. The differences found between countries were not statistically significant. The need to invest in professors’ training is detected, especially in the area of technologies and their integration with pedagogical and content knowledge.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVieira, M. F., & Pedro, N. S. G. (2021). Docência online, um novo desafio na contemporaneidade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil (Online teaching a new challenge in contemporary times: competences of university teachers from Portugal and Brazil). Revista Eletrônica de Educação, 15, 4974049.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14244/198271994974pt_PT
dc.identifier.issn1982-7199
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11617
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUFSCARpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4974pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação à distânciapt_PT
dc.subjectCompetência docentept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectTeacher educationpt_PT
dc.subjectTeacher competenciespt_PT
dc.titleDocência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasilpt_PT
dc.title.alternativeOnline teaching a new challenge in contemporary times: competences of university teachers from Portugal and Brazilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage23pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleREVEDUC - Revista Eletrônica de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNamede Freitas Vieira
person.familyNamePedro
person.givenNameMárcia
person.givenNameNeuza
person.identifier.ciencia-id3A14-00C7-19F5
person.identifier.ciencia-idE713-8A60-3628
person.identifier.orcid0000-0001-6631-4633
person.identifier.orcid0000-0001-9571-8602
person.identifier.scopus-author-id56333352700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1b929420-9aec-4be6-b6aa-ce16a173d31f
relation.isAuthorOfPublication3a3abe13-0f73-4f98-8950-33a26982240f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1b929420-9aec-4be6-b6aa-ce16a173d31f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Docência online - um novo desafio a contemporaneidade_REVEDUC.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format