Repository logo
 
Publication

O cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superior

dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorRigo, Rosa
dc.date.accessioned2023-02-10T11:08:44Z
dc.date.available2023-02-10T11:08:44Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA utilização do cinema no contexto educativo acrescenta oportunidades em espiral ascendente, fazendo aflorar sentidos e significados para novas e instigantes aprendizagens. A partir das múltiplas interpretações para um mesmo cenário, a utilização do cinema possibilita revelar, questionar e imortalizar muitas histórias, revertendo-se em novos posicionamentos, interlocuções ou novas interrogações, culminando em novas aprendizagens. Com base nesses pressupostos, o presente artigo tem por objetivo analisar se a utilização do cinema em contexto educativo pode promover e aumentar os níveis de engagement emocional, físico e cognitivo. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo, os resultados, baseados nas perceções dos estudantes, revelam que a utilização do cinema como recurso pedagógico pode ter efeitos muito positivos nas diferentes dimensões consideradas de engagement a nível emocional, físico e cognitivo, na partilha de saberes, na valorização da opinião dos pares, na motivação, na relação com a comunidade de aprendizagem e no interesse pelos conteúdos programáticos. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática em termos educacionais, quer em termos de possíveis contributos teóricos.pt_PT
dc.description.abstractThe use of cinema in the educational context brings opportunities in an upward spiral, bringing out senses and meanings for a new and exciting learning. From the multiple interpretations of the same scenario, the use of cinema allows many stories to be revealed, questioned and immortalized, which leads to new positions, new dialogues or new questions, which result in new learning. Based on these premises, this article aims to analyze whether the use of cinema in educational contexts is able to promote and increase levels of emotional, physical and cognitive engagement. Using a qualitative methodology, the results, based on the students’ perceptions, reveal that the use of cinema as a pedagogical resource has very positive effects on the different dimensions of engagement at the emotional, physical, and cognitive levels, on the exchange of knowledge, on the appreciation of the opinion of peers, on motivation, on the connection with the learning community and on the interest in the programmatic content. The implications of the results are discussed, both from the point of view of practical intervention in terms of education, as well as in terms of possible theoretical contributions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & RIGO, Rosa. (2021). O cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superior. Praxis & Saber, 12 (29), 11-34.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11934pt_PT
dc.identifier.issn2464-8603
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13359
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.uptc.edu.co/index.php/praxis_saber/article/view/11934pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectTeaching and learningpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleO cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superiorpt_PT
dc.title.alternativeCinema as a pedagogical resource to promote engagement in higher educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage34pt_PT
oaire.citation.startPage11pt_PT
oaire.citation.titlePraxis & Saberpt_PT
person.familyNameTrindade
person.familyNameMoreira
person.familyNameRIGO
person.givenNameSara Dias
person.givenNameJ. António
person.givenNameROSA
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0001-8266-1969
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublicationb8864070-c4e8-4139-9557-7b29c25a421a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
77.ArtigoPUB_Praxis&Saber_março21.pdf
Size:
526.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: