Publication
O cinema enquanto proposta pedagógica na biblioteca escolar e o seu impacto no autoconceito académico de alunos do ensino básico
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Moreira, J. António | |
dc.contributor.author | Meireles, Mariana da Luz Guergosso | |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T08:59:10Z | |
dc.date.available | 2024-09-04T08:59:10Z | |
dc.date.issued | 2024-07-31 | |
dc.date.submitted | 2024-09-04 | |
dc.description.abstract | Este trabalho de investigação, pretende analisar a importância da integração pedagógica do cinema em contexto da biblioteca escolar e o impacto que pode ter, a nível da promoção do autoconceito académico dos alunos do 1º ciclo, sobretudo, em relação às dimensões da motivação, da orientação para a tarefa, da confiança nas suas próprias capacidades e da relação com os colegas. A Biblioteca Escolar, com os seus recursos, em particular o PNC e atendendo às particularidades da filmografia, pretende desenvolver um trabalho colaborativo com os docentes enriquecendo o processo de ensino e privilegiando o desenvolvimento de competências base nos alunos, contribuindo desta forma para o sucesso e construção do seu projeto de vida. O presente estudo, que se debruça sobre o universo de 19 alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade do ensino básico, é de natureza qualitativa e baseia-se numa metodologia de Design Based Research, utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, inspirado e adaptado da Self Concept as a Learner Scale e respeitando as suas quatro dimensões originais: Motivação; Orientação para a Tarefa; Confiança nas Capacidades e Relações com os Colegas. O objetivo deste trabalho é pôr em evidência o cruzamento fértil entre o cinema, o currículo e o autoconceito académico, analisando os benefícios decorrentes da sua integração no contexto da biblioteca escolar, espaço privilegiado para o desenvolvimento das competências transversais definidas para escola do século XXI. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que sugere que a estratégia pedagógica implementada através da incorporação do cinema em contexto da Biblioteca Escolar teve um impacto positivo no autoconceito dos alunos, nas dimensões consideradas. | pt_PT |
dc.description.abstract | This research project aims to analyze the importance of the pedagogical integration of cinema in the context of the school library and the impact it can have on promoting the academic self-concept of elementary school students, especially in relation to the dimensions of motivation, task orientation, confidence in their own abilities and relationships with colleagues. The School Library, with its resources, in particular the PNC and taking into account the particularities of filmography, aims to develop collaborative work with teachers, enriching the teaching process and focusing on the development of basic skills in students, thus contributing to their success and the construction of their life project. This is a qualitative study of 19 students in a third year primary school class, based on a Design Based Research methodology, using a questionnaire survey as the data collection instrument, inspired by and adapted from the Self Concept as a Learner Scale and respecting its four original dimensions: Motivation; Task Orientation; Confidence in Capabilities and Relationships with Colleagues. Our aim is to highlight the fertile intersection between cinema, the curriculum and academic self-concept, analyzing the benefits of integrating them into the context of the school library, a privileged space for developing the transversal competences defined for 21st century schools. The results of our study allow us to conclude that it suggests that the pedagogical strategy implemented through the incorporation of cinema in the context of the School Library had a positive impact on students' self-concept in the dimensions considered. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Meireles, Mariana da Luz Guergosso - O cinema enquanto proposta pedagógica na biblioteca escolar e o seu impacto no autoconceito académico de alunos do ensino básico [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2024. 142 p. | |
dc.identifier.tid | 203707095 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16512 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.subject | Autoconceito académico | pt_PT |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Academic self-concept | pt_PT |
dc.subject | School library | pt_PT |
dc.subject | Curriculum | pt_PT |
dc.title | O cinema enquanto proposta pedagógica na biblioteca escolar e o seu impacto no autoconceito académico de alunos do ensino básico | pt_PT |
dc.title.alternative | Cinema as a pedagogical proposal in the school library and its impact on the academic self-concept of primary school pupils | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |