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Ação social no ensino superior português : práticas, estratégias e impactos socioeconómicos
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | |
dc.contributor.advisor | Sardinha, Boguslawa Maria Barszczak | |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Rosana | |
dc.contributor.author | Pereira, Raquel Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T12:18:51Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T12:18:51Z | |
dc.date.issued | 2019-01-10 | |
dc.date.submitted | 2019-02-02 | |
dc.description.abstract | A educação e o ensino superior, em particular, constituem elementos chave para o desenvolvimento pessoal e social. Daí a importância de um sistema de apoios sociais que permita a todos os cidadãos, independentemente da sua origem socioeconómica, ter a oportunidade de usufruir dos seus múltiplos benefícios. A ação social constitui, assim, um veículo prioritário de promoção da igualdade de oportunidades e da equidade no ensino superior, especialmente num momento em que as instituições de ensino superior enfrentam novos e complexos desafios, que requerem novas e inovadoras respostas. O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo identificar, caracterizar e analisar a importância da ação social no ensino superior português e os seus impactos socioeconómicos. Pretendeu-se, assim, caracterizar e compreender o sistema de apoios sociais para estudantes oriundos de agregados familiares economicamente desfavorecidos e os mecanismos ao dispor das instituições de ensino superior, no sentido de se procurarem novas respostas e sugestões demelhoria das políticas sociais e educativas, que garantam a melhor ação social possível aos estudantes com reais necessidades de apoio. Sendo a ação social uma realidade complexa, com múltiplos intervenientes e interesses, desde os estudantes bolseiros e respetivas famílias, passando pelos serviços de ação social, instituições de ensino superior, até aos decisores de políticas sociais e educativas, partiuse para esta investigação com uma perspetiva holística, próxima do paradigma interpretativo. Omodelo de investigação privilegiou ométodo indutivo, numa tentativa de abrir portas a novas perspetivas sobre a temática, ainda que combinado com o método dedutivo, o que implicou a adoção de uma pesquisa científica mista, com utilização simultânea de metodologias quantitativas e qualitativas. Os resultados do estudo corroboram a importância decisiva dos apoios sociais, por permitirem o acesso e participação no ensino superior a estudantes de origens socioeconómicas e educativas desfavoráveis, a maioria dos quais, sem estes apoios, ficariam excluídos. Os estudantes demonstraram estar cientes da importância destes apoios e dos seus impactos socioeconómicos, ao permitirem a sua frequência e conclusão. Evidenciaram a perceção clara dos seus potenciais benefícios, individuais e sociais, não apenas financeiros, mas igualmente na formação de uma cidadania mais consciente e participativa. Aspetos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, coesa e sustentável. A análise efetuada permitiu identificar alguns aspetos em que o atual sistema de apoios poderia ser aperfeiçoado, daí que o estudo termine com um conjunto de recomendações e sugestões de melhoria dos apoios disponibilizados aos estudantes carenciados. | pt_PT |
dc.description.abstract | Education and particularly higher education are key elements for personal and social development. Hence, the existence of a social support system that allows all citizens, regardless of their socio-economic background, to take an advantage of its multiple benefits, is so important. The social support for students is a priority vehicle for promoting equality of opportunities and social equity in higher education, especially at a time when higher education institutions face new and complex challenges, which require new and innovative answers. The main objective of this research was to identify, characterize and analyze the importance of social support in Portuguese higher education and its socioeconomic impacts. The aim was to characterize and understand the social support system for students from economically disadvantaged families and the available instruments in higher education institutions, in order to seek new responses and suggestions that could improve social and educational policies, to ensure the best possible social support for students with real needs. Student’s social support is a complex reality, with multiple stakeholders and interests, which included scholarship students and their families, social support services, higher education institutions and decision makers of social and educational policies. Because of this, we conducted present research based on a holistic perspective, close to an interpretative paradigm. As the research model, we chose the inductive method, to hopefully open door to new perspectives about the subject, though still combining it with the deductive method, which implied the adoption of a mixed scientific research, through the use of quantitative and qualitative methodologies. Our results confirmed the crucial importance of social support instruments, which allow the access and participation in higher education of students from lower socio-economic and educational backgrounds, most of which would be excluded without this support. Students have recognized the importance of those supports and its socio-economic impacts, allowing their frequency and achievement. They demonstrate a clear perception of its potential benefits, individual and social, not only financial, but also contributes for the formation of a more conscious and participatory citizenship. Key issues for the construction of a more just, equitable, cohesive and sustainable society. From the analysis it is possible to identify some aspects whichmight improve current support system. Hence, we concluded the study presenting a set of recommendations and suggestions to improve social supports available for economically disadvantaged students. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, Raquel Ferreira - Ação social no ensino superior português [Em linha]: práticas, estratégias e impactos socioeconómicos. [S.l.]: [s.n.], 2019. 520 p. | |
dc.identifier.tid | 101487053 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7929 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ação social | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal e social | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento social | pt_PT |
dc.subject | Estudantes bolseiros | pt_PT |
dc.subject | Igualdade de oportunidades | pt_PT |
dc.subject | Equidade social | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Social support | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.subject | Equality of opportunities | pt_PT |
dc.subject | Social equity | pt_PT |
dc.subject | Socio economic development | pt_PT |
dc.title | Ação social no ensino superior português : práticas, estratégias e impactos socioeconómicos | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Tese de Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |