Repository logo
 
Publication

A avaliação formativa digital: projeto de intervenção numa escola

dc.contributor.authorCasanova, Prazeres
dc.contributor.authorRocha, Ana Paula
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2018-01-25T12:13:04Z
dc.date.available2018-01-25T12:13:04Z
dc.date.issued2017-05-10
dc.descriptionChallenges 2017. X Conferência Internacional de TIC na Educação, realizada na Universidade do Minho, Braga, de 8-10 de maio de 2017.pt_PT
dc.description.abstractA avaliação formativa ocorre durante os processos de ensino e de aprendizagem. As tecnologias digitais facilitam a aplicação da avaliação formativa, mas também colocam inúmeros desafios quer aos professores quer aos alunos. A avaliação formativa mediada pelo uso de ferramentas digitais faculta trabalho colaborativo, tomada de novas decisões, execução de tarefas proporcionadoras de aprendizagem e feedback aos alunos. Esta comunicação visa apresentar uma intervenção a realizar numa escola secundária, através do desenvolvimento de um módulo de formação de professores acerca da avaliação formativa digital. A presente proposta, baseada numa metodologia de investigação-ação visa a melhoria das estratégias de avaliação formativa dos alunos, centrada nos processos e nas situações de ensino e aprendizagem com recurso a tecnologias digitais, procura contribuir para a execução, com qualidade, de uma ação de melhoria no contexto do Plano de Ação Estratégica, concretizando assim o Projeto Educativo da Escola e/ou para a sua reformulação. Com esta proposta de investigação-ação-formação espera-se que os professores aprofundem as suas práticas de avaliação formativa digital e, deste modo, participem na melhoria das aprendizagens dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractFormative assessment occurs during teaching and learning processes. Digital technologies facilitate the application of formative assessment, but also pose numerous challenges for both teachers and students. The formative assessment mediated by the use of digital tools provides collaborative work, making new decisions, performing learning tasks and providing feedback to students. This communication aims to present an intervention to be carried out in a secondary school through the development of a teacher training module on digital formative assessment. The present proposal, based on an action research methodology, aims to contribute to the improvement of strategies for the formative assessment of students, focusing on processes and teaching and learning situations using digital technologies, aimed at contributing to the execution, with quality, of an improvement action in the context of the Strategic Action Plan, thus contributing to the implementation of the School's Educational Project and/or its reformulation. With this research-action-training proposal, teachers are expected to deepen their practices of digital formative assessment and, thus, contribute to the improvement of student learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-989-97374-5-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6960
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competênciapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectAvaliação digital para as aprendizagenspt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectDigital evaluation for learningpt_PT
dc.subjectFormative evaluationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectAction researcherpt_PT
dc.titleA avaliação formativa digital: projeto de intervenção numa escolapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho, Bragapt_PT
oaire.citation.endPage1833pt_PT
oaire.citation.startPage1821pt_PT
oaire.citation.titleChallenges 2017. Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Aprender nas Nuvens, Learning in the cloudspt_PT
person.familyNameSimões Moço Casanova
person.familyNamede Sousa Gonçalves Rocha
person.familyNameAmante
person.familyNameOliveira
person.givenNameMaria Prazeres
person.givenNameAna Paula
person.givenNameLúcia
person.givenNameIsolina
person.identifierM-4864-2013
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id421D-DECB-50E0
person.identifier.ciencia-id601A-CB35-C62D
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0002-7555-779X
person.identifier.orcid0000-0001-8334-3858
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id56560249400
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2dcab6d1-8078-474d-af83-98431cff7327
relation.isAuthorOfPublicationc3f26dd8-ad26-492a-a129-8af3c155c3fb
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação digital 1.pdf
Size:
880.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: