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A pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (audio)literatura

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorAmorim, Clara
dc.contributor.authorXavier, Lola Geraldes
dc.date.accessioned2024-12-16T13:38:12Z
dc.date.available2024-12-16T13:38:12Z
dc.date.issued2024-09-27
dc.description.abstractInúmeros estudos têm comprovado a relevância de ensinar explicitamente a pronúncia numa língua não materna, mais quanto à inteligibilidade e à compreensibilidade do que quanto ao sotaque, não só por razões comunicativas como também por motivos pessoais e sociais. Simultaneamente, tem-se vindo a destacar o caráter pluricêntrico da língua portuguesa e a necessidade de familiarizar os aprendentes com diferentes variedades da língua. Além disso, assiste-se a um crescente interesse pela utilização de textos literários na aula de língua não materna, com todas as vantagens que tais textos comportam, e a uma oferta e procura gradual de audiolivros (muitos deles de acesso gratuito). Partindo da combinação destes fatores, o presente trabalho visa exemplificar uma sequência didática que recorre a audiolivros literários para, simultaneamente, desenvolver a pronúncia dos contrastes [e]/[ɛ] e [o]/[ɔ] e sensibilizar os aprendentes para o carácter pluricêntrico do Português, observando as variedades nacionais do Português Europeu (PE) e do Português do Brasil (PB). Escolhemos este contraste por constituir um desafio considerável para aprendentes de PLNM com diferentes línguas maternas e por funcionar fonologicamente do mesmo modo nas duas variedades a considerar. Assim, como fundamentação para a construção da sequência didática, sistematizamos as propostas da literatura sobre (1) a importância do ensino explícito da pronúncia e as estratégias que este deve envolver, (2) a relevância do caráter pluricêntrico da língua portuguesa e formas de familiarizar os aprendentes com a variação linguística, (3) a importância da (áudio)literatura na aprendizagem de línguas e (4) as etapas recomendadas na utilização do texto literário e do audiolivro numa língua não materna. De seguida, apresentamos uma sequência didática baseada em dois poemas (um em PE e outro em PB) e duas passagens narrativas (uma em PE e outra em PB), destinada a aprendentes de nível intermédio que estejam a estudar a variedade europeia do Português. Terminamos com algumas sugestões de outros audiolivros literários recomendáveis para sequências didáticas com objetivos semelhantes e com reflexões sobre a necessidade de abordagens inovadoras, como o uso da (áudio)literatura, para enfrentar os desafios da educação linguística num mundo globalizado e promover não apenas a competência linguística, mas também a intercultural.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, A., Amorim, C., & Xavier, L. (2024). A pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (audio)literatura. Colóquio Internacional “Tradição e inovação na cultura portuguesa. 50 anos de Estudos Lusófonos na Roménia” (Universidade de Bucareste, Bucareste, 27-28/09/2024).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16952
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de português como língua não maternapt_PT
dc.subjectVariação linguísticapt_PT
dc.subjectAudiolivros digitaispt_PT
dc.subjectLiteraturapt_PT
dc.subjectPronúnciapt_PT
dc.titleA pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (audio)literaturapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F00214%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Bucareste, Bucarestept_PT
oaire.citation.titleColóquio Internacional “Tradição e inovação na cultura portuguesa. 50 anos de Estudos Lusófonos na Roménia”pt_PT
oaire.fundingStreamConcurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base
person.familyNameCastelo
person.familyNameFIGUEIREDO AMORIM
person.familyNameXavier
person.givenNameAdelina
person.givenNameMARIA CLARA
person.givenNameLola Geraldes
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.ciencia-idBD13-D01B-7BB4
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0002-6946-4888
person.identifier.orcid0000-0003-0568-9583
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
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