Repository logo
 
Publication

Didática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência

dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-13T12:54:13Z
dc.date.available2023-02-13T12:54:13Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractAo longo deste século, e resultado, sobretudo, das mudanças que têm ocorrido na sociedade, que cada vez mais está imersa numa cultura e realidade digital em rede, tem-se tornado cada vez mais necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem. As instituições educativas, nomeadamente do Ensino Superior, enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários de aprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também de cenários para o desenvolvimento de competências. Neste sentido a utilização do cinema no Ensino Superior pode afirmar-se como uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema e da sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito de competência de vinte estudantes de graduação, a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado neste modelo e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos no autoconceito de competência dos estudantes de graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Cognitiva, Social e Criatividade. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.pt_PT
dc.description.abstractThroughout this century, and as a result, above all, of the changes that have taken place in society, which is increasingly immersed in a culture and digital network reality, it has become increasingly necessary to rethink the teaching and learning processes. Educational institutions, namely in Higher Education, today face the challenge not only of creating learning scenarios that promote the acquisition of knowledge, but also of scenarios for the development of skills. In this sense, the use of cinema in Higher Education can assert itself as a very adequate strategy to revitalize the educational experience, and it is precisely the creation of pedagogical scenarios enriched with the presence of cinema and its language that we intend to analyse, describing its impact on the self-concept of competence of twenty undergraduate students, based on the qualitative analysis of their perceptions and narratives. The results show that the design of the environment, anchored in this model and in the use of audiovisual technologies, can have very positive effects on the self-concept of competence of undergraduate students, in terms of the different dimensions considered: Cognitive, Social and Creativity. The implications of the results found are discussed, both from the point of view of practical intervention and in terms of future investigations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2020). Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência. Educar em Revista, Curitiba 36, 1-19.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76122pt_PT
dc.identifier.issn0104-4060
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13384
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122pt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectTecnologias audiovisuaispt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAudiovisual technologiespt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectSelf-concept of competencept_PT
dc.titleDidática da história no ensino superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competênciapt_PT
dc.title.alternativeDidactics of history in higher education enriched with audiovisual technologies and its impact on the promotion of competence self-conceptpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage19pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEducar em Revistapt_PT
person.familyNameTrindade
person.familyNameMoreira
person.givenNameSara Dias
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
73.ArtigoDossiê_CulturaDigital e educação.pdf
Size:
871.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: