Repository logo
 
Publication

O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais

dc.contributor.authorClemente, Bianca Jussara Borges
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.date.accessioned2023-02-13T14:19:17Z
dc.date.available2023-02-13T14:19:17Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAs Humanidades Digitais abarcam estudos interdisciplinares sobre novas narrativas e ferramentas digitais, como também, como esses elementos do ciberespaço e da cibercultura perpassam os cotidianos e contribuem para alavancar novos projetos e performances educacionais. Nesse trabalho apresentamos e discutimos os encaminhamentos de inserção do gênero digital fanfiction, dos espaços digitais de autoria em propostas educacionais. Para tanto, os sujeitos contemporâneos, em espaços digitais, são confrontados a interagir, elaborar e a compartilhar autorias próprias, coautorias, autorias múltiplas/coletivas em espaços digitais e espaços escolares. Assim, os construtos teóricos que fundamentam esse trabalho partem de diversos campos do conhecimento, estabelecendo assim o caráter interdisciplinar ao dialogar com as teorias sobre ciberespaço e cibercultura que são elencados como enquadres teóricos. Esse estudo está fundamentado no paradigma qualitativo, encaminhando-se a uma investigação empírica seguida pela discussão da geração dos dados. A relevância dessa pesquisa está situada na elaboração de encaminhamentos teóricos possíveis sobre as novas perspectivas literárias em espaços digitais, sobretudo, a partir das propostas educacionais de elaboração/consumo do gênero digital fanfiction em contextos escolares.pt_PT
dc.description.abstractDigital Humanities comprise interdisciplinary studies on new narratives and digital tools, as well as how these elements of cyberspace and cyberculture cross everyday life and contribute to leveraging new educational projects and performances. In this work we present and discuss the insertion of the digital fanfiction genre, of the digital spaces of authorship in educational proposals. Therefore, contemporary subjects, in digital spaces, are confronted to interact, elaborate and share their own authorship, co-authorship, multiple/collective authorship in digital spaces and education spaces. Thus, the theoretical constructs that underlie this work start from different fields of knowledge, thus establishing the interdisciplinary character when dialoguing with the theories about cyberspace and cyberculture that are listed as theoretical frameworks. This study is based on the qualitative paradigm, leading to an empirical investigation followed by the discussion of data generation. The relevance of this research is situated in the elaboration of possible theoretical approaches on the new literary perspectives in digital spaces, above all, from the educational proposals of elaboration / consumption of the digital fanfiction genre in educational contexts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCLEMENTE, Bianca, MOREIRA, J. António & DIAS- TRINDADE, Sara (2021). O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionais. Revista EducaOnline, 15 (2), maio-agosto 2021, 119-135pt_PT
dc.identifier.issn1983-2664
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13387
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistaeducaonline.eba.ufrj.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/2021-2/o-fanfiction-dos-espa%C3%A7os-digitais-%C3%A0s-propostas-educacionaispt_PT
dc.subjectAnfictionpt_PT
dc.subjectHumanidades digitaispt_PT
dc.subjectCultura digitalpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDigital humanitiespt_PT
dc.subjectCyberspacept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleO Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage135pt_PT
oaire.citation.startPage119pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educaonlinept_PT
person.familyNameBorges Clemente
person.familyNameMoreira
person.familyNameTrindade
person.givenNameBianca Jussara
person.givenNameJ. António
person.givenNameSara Dias
person.identifier.ciencia-id5112-F5A9-A61F
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.orcid0000-0002-8624-2048
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4acfd1c6-10f1-41e9-8d68-bd62f32463eb
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
82.Artigo1182-2508-1-SM.pdf
Size:
711.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: