Repository logo
 
Publication

ConferĂȘncias como ambientes de aprendizagem: o caso da experiĂȘncia do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning

dc.contributor.authorSpilker, Maria JoĂŁo
dc.contributor.authorSilva, Maria Paula
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2014-03-28T12:28:43Z
dc.date.available2014-03-28T12:28:43Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractEste artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no Ăąmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ÂȘ edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da ConferĂȘncia myMPeL. Este evento Ă© considerado como um momento extracurricular de confraternização. O artigo expĂ”e um recorte dos resultados de um estudo de caso realizado sobre a ConferĂȘncia myMPeL, 2011 para analisar a perceção da participação dos mestrandos no evento, com a finalidade de dar um contributo para a melhoria da organização de futuras ediçÔes da conferĂȘncia do MPeL. Para o efeito foi aplicado aos participantes do myMPeL, 2011 um inquĂ©rito por questionĂĄrio online. Os resultados encontrados apontaram para a capacidade de um evento deste tipo permitir a consolidação e/ou desenvolvimento de competĂȘncias essenciais na Sociedade Digital e em Rede e, em especial, no mundo acadĂ©mico, tais como: desenvolvimento de trabalho colaborativo online; proficiĂȘncia no manuseamento das Tecnologias de Informação e Comunicação; seleção adequada de ferramentas e serviços da Web para suporte e promoção da aprendizagem, coletiva e individual. As autoras avaliam como muito pertinente o estudo aprofundado da utilização de ferramentas e ambientes emergente da Web 2.0, utilizadas em todas as fases da conferĂȘncia (conceção, preparação, realização, e follow up), como fatores potenciadores do grau de satisfação por parte de todos os intervenientes do evento. Conclui-se que a conferĂȘncia myMPeL se confirmou como espaço de aprendizagem, permitindo a construção de conhecimentos, desenvolvimento de competĂȘncias, momentos de socialização entre colegas de mestrado e entre estudantes e docentes, e a abertura do MPeL a uma comunidade de profissionais interessados na Educação a DistĂąncia e Elearning.por
dc.description.abstractThis article describes an innovative extracurricular activity, designed within the Master Course in Elearning Pedagogy, at the Open University in Portugal. It consisted in proposing the 4th master's course edition students a project work to substantiate their active participation in the design, organization and implementation of the second edition of the myMPeL Conference. This event is considered an extracurricular time for confraternization. The paper presents an outline of the results of a case study on the myMPeL, 2011 Conference. Its purpose was to analyse the master students’ perception of their participation at the event, in order to provide a contribution to improving the organization of future editions of the Master Course Conference. To achieve this, the participants were asked to fill in an online questionnaire. The results indicate that an event of this type allows for the consolidation and/or development of core competencies in Networking and Digital Society, and especially in the academic world, such as: improvement of online collaborative work; proficiency in handling Information and Communication Technologies and proper selection of tools and Web services to support and promote collective and individual learning. The authors evaluate this in-depth study of the use of tools and emerging Web 2.0 environments as very relevant. These were used in all phases of the conference (design, preparation, implementation, and follow up) as enhancer factors for the satisfaction degree of the participants in the event. It is concluded that the myMPeL, 2011 Conference confirmed itself as a learning moment, enabling knowledge construction, development of skills, socialization time between peer master students and students and teachers, and it allowed the opening of the course to a community of professionals interested in Distance Education and Elearning.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; PavilhĂŁo do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationSpilker, Maria JoĂŁo; Silva, Maria Paula; Morgado, Lina - ConferĂȘncias como ambientes de aprendizagem: o caso da experiĂȘncia do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning. In ColĂłquio Luso-Brasileiro de Educação a DistĂąncia e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "ColĂłquio Luso-Brasileiro...[Em linha]: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-20por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3031
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectElearningpor
dc.subjectConferĂȘnciaspor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectAprendizagem formal e informalpor
dc.subjectNetworkingpor
dc.subjectConferencespor
dc.subjectFormal and informal learningpor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distùncia e Elearning
dc.titleConferĂȘncias como ambientes de aprendizagem: o caso da experiĂȘncia do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearningpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage20por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distùncia e Elearningpor
person.familyNameJoĂŁo Spilker
person.familyNameMorgado
person.givenNameMaria
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-id4916-771B-1F66
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0003-1282-4691
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationce3a3344-cb9c-4983-8749-2850fb219c8e
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Conferencia como - artig..pdf
Size:
409.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
PDF-Artigo
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Conf. como ambientes - apresent..pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
PDF-Apresentação
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: