Repository logo
 
Publication

Os suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, Brasil

dc.contributor.authorTavares-Silva, Tania
dc.contributor.authorDias, Paulo
dc.contributor.authorValente, José Armando
dc.date.accessioned2016-03-09T09:27:31Z
dc.date.available2016-03-09T09:27:31Z
dc.date.issued2013-04
dc.description.abstractEste artigo apresenta os quatro suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: a criação de um curso, na abordagem broadcast, contextualizado e significativo; a mediação técnica e pedagógica; participantes responsáveis e envolvidos; e a aprendizagem continuada. Criada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo e Escola de Governo e Administração Pública, instituições vinculadas à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo (Brasil), a comunidade virtual de aprendizagem foi utilizada como recurso para capacitação on-line de servidores públicos. Dessa experiência singular, verificou-se que um dos elementos estratégicos dos setores público e privado está no domínio de saber trabalhar em comunidades, como uma alternativa de aproveitar e aglutinar o aprendizado dos envolvidos. As interações sociais virtuais têm o poder de construir, por meio do compartilhamento das informações e das experiências de seus membros, soluções inovadoras para a sociedade como um todo.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents four principles of a virtual learning community: the creation of a contextualized and meaningful course, in a broadcast approach; the technical and pedagogical mediation; responsible and involved participants; and the continuous learning. Created by the Administrative Development Foundation and the Government and Public Administration School, institutions linked to the Department of Public Administration of the State of Sao Paulo, Brazil, the virtual learning community was used as a resource for on-line training of public servants. From that singular experience, it was found out that one of the strategic elements of public and private sectors is in the mastery of knowing how to work in communities, as a way to harness and unite the learning of those involved. Social interactions have the power to build, through the sharing of information and experiences of its members, innovative solutions to society as a whole.pt_PT
dc.identifier.citationTavares-Silva, Tania; Dias, Paulo; Valente, José Armando - Os suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, Brasil. "Revista de Serviço Público" [Em linha]. ISSN 0034-9240. Vol. 64, nº 2 (abr.- jun. 2013), p. 223-247pt_PT
dc.identifier.issn0034-9240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4981
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAprendizagem continuadapt_PT
dc.subjectCapacitação on-linept_PT
dc.subjectComunidade virtual de aprendizagempt_PT
dc.subjectInterações sociaispt_PT
dc.subjectSuportes de aprendizagempt_PT
dc.subjectLifelong learningpt_PT
dc.subjectOn-line trainingpt_PT
dc.subjectVirtual learning communitypt_PT
dc.subjectSocial interactionspt_PT
dc.subjectLearning supportspt_PT
dc.titleOs suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, Brasilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasíliapt_PT
oaire.citation.endPage247pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage223pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Serviço Públicopt_PT
oaire.citation.volume64pt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.orcid0000-0003-3385-5243
person.identifier.ridF-1800-2016
person.identifier.scopus-author-id55769747744
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
122-458-1-PBOs suportes de uma comunidade.pdf
Size:
3.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: