Repository logo
 
Publication

A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorSaldanha, Ângela
dc.contributor.authorFigueiredo, Ana Lúcia Caetano de
dc.date.accessioned2020-11-17T13:20:17Z
dc.date.available2023-10-21T00:30:20Z
dc.date.issued2020-10-21
dc.date.submitted2023-11-17
dc.description.abstractO trabalho de projeto aqui apresentado expõe a criação e implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar, numa escola de ensino básico e secundário, num contexto de educação não formal. O estudo empírico está fundamentado globalmente na abordagem ao modelo de Relações Pedagógicas (RP) de Renald Legendre (2005), nas experiências de Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) e Peter Jenny (2012). A problemática e o objeto de estudo da pesquisa centram-se na valorização das Artes Visuais, com relevo para a expressão plástica, em contextos de aprendizagem não formal de jovens numa escola dos ensinos básico e secundário. Desde o recrutamento de participantes, à disponibilização do espaço físico, foram várias as etapas percorridas num projeto que se considera em constante execução e foram, também, vários os constrangimentos sentidos ao longo do processo. A metodologia utilizada de análise qualitativa desenvolveu-se através de uma investigação-ação com implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar onde se pretendeu explorar técnicas e materiais para desenvolver a curiosidade, a criatividade, a flexibilidade, a originalidade e o espírito crítico através da superação de desafios artísticos que resultaram em produtos visuais com qualidade. A interpretação sobre os dados recolhidos através de questionários e observação direta evidenciou benefícios diversos que no seu todo contribuíram para promover o desenvolvimento integral de alunos de uma escola do terceiro ciclo e secundário.pt_PT
dc.description.abstractThe project work presented here exposes the creation and implementation of a Workshop-Atelier for Multidisciplinary Artistic Creation, in an intermediate (third cycle) and secondary school, in a context of non-formal education. The empirical study is globally based on the approach to the model of Pedagogical Relations (PR) by Renald Legendre (2005), in the experiences of Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) and Peter Jenny (2012). The problem and object of study of the research are focused on the valorization of visual arts, with emphasis on plastic expression, in contexts of non-formal learning of young people attending intermediate and secondary schools. From the recruitment of participants, to the availability of physical space, there have been several steps taken in a project that is considered in constant progress and there were also several constraints felt throughout its development. The methodology of qualitative analysis was developed through an investigation-action with the implementation of a Multidisciplinary Artistic Creation Workshop where we explored techniques and materials to develop curiosity, creativity, flexibility, originality and critical spirit by overcoming artistic challenges that resulted in visual products of quality. The interpretation of the data collected through questionnaires and direct observation showed different benefits that, as a whole, contributed to promote the integral development of intermediate (third cycle) and secondary students.pt_PT
dc.identifier.citationFigueiredo, Ana Lúcia Caetano de - A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar [Em linha]. Ponta Delgada: [s.n.], 2020. 129 p.
dc.identifier.tid202541053
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10177
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriação artísticapt_PT
dc.subjectOficina-Atelierpt_PT
dc.subjectExpressão plásticapt_PT
dc.subjectArtes visuaispt_PT
dc.subjectEducação não formalpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectInvestigação açãopt_PT
dc.titleA oficina-atelier de criação artística multidisciplinarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TP_AnaFigueiredo.pdf
Size:
11.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format