Repository logo
 
Publication

As tecnologias educacionais em rede à luz dos quatro pilares da educação: uma utopia global?

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCastrelas, Magda
dc.date.accessioned2021-12-13T14:08:39Z
dc.date.available2021-12-13T14:08:39Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionProdução científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractAs Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, por via do fenómeno da Globalização e da crise pandémica, uma relevância ímpar. Importa também destacar que estas tecnologias se assumem como elementos incontornáveis nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo como forma de os complementar, seja em regime totalmente virtual, a distância, seja em modalidade mista, ou híbrida. De facto, os ambientes virtuais de aprendizagem são hoje uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Assim, neste capítulo, refletimos sobre o papel de tais tecnologias e ambientes, no campo educativo em geral, e, em particular, no contexto dos quatro pilares da Educação. Para o efeito, convocamos três relatórios da UNESCO – o Relatório Faure, o Relatório Delors e o Relatório Repensar a Educação –, que revisitamos, a par do conceito de utopia, centrando a nossa reflexão na Wikipédia, uma enciclopédia digital online, editada em contextos políticos e socioeconómicos diversos, na plataforma MediaWiki, de forma colaborativa. Tal reflexão, fundamentada nos nossos referenciais teóricos e nas nossas práticas, em diferentes cenários educacionais e de formação, permitem-nos continuar a defender a integração curricular da Wikipédia enquanto contributo para os desafios contemporâneos, agravados pela COVID-19, especialmente os desafios da educação num mundo globalizado e baseada numa utopia.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, due to the phenomenon of Globalization and the pandemic crisis, the Networked Educational Technologies assume a unique relevance. It is also important highlight that these technologies are perceived as inevitable elements in the teaching and learning processes, above all as means to complement them, whether in a totally virtual regime, at a distance, or in a mixed or hybrid mode. In fact, virtual learning environments are now a reality at all levels of education. Thus, in this chapter, we reflect on the role of such technologies and environments, in the educational field in general, and, in particular, in the context of the four pillars of Education. To this end, we adopt three UNESCO reports – the Faure Report, the Delors Report and the Rethinking Education Report –, along with the concept of utopia, focusing our reflection on Wikipedia, an online digital encyclopedia, edited collaboratively, in the MediaWiki platform, in different political and socio-economic contexts. Such reflection, based on our theoretical references and our practices, in several educational and training scenarios, allow us to continue to advocate for the curricular integration of Wikipedia as a contribution to contemporary challenges, aggravated by COVID-19, especially the challenges of education in a globalized world and based on a utopia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T.; Pestana, F. & Castrelas, M. (2021). As Tecnologias Educacionais em Rede à Luz dos Quatro Pilares da Educação: uma Utopia Global? P. Calvacanti (Org.) Educação: Teorias, Métodos e Perspectivas, volume IV, Capítulo 3, pp. 24-36. Curitiba: Editora ARTEMIS.pt_PT
dc.identifier.doi10.37572/EdArt_1612214773pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-87396-47-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11478
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora ARTEMISpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.editoraartemis.com.br/artigo/32476/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectUNESCOpt_PT
dc.subjectGlobalizaçãopt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectAmbiente virtual aberto de aprendizagempt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectGlobalizationpt_PT
dc.subjectTechnologiespt_PT
dc.subjectOpen virtual learning environmentpt_PT
dc.titleAs tecnologias educacionais em rede à luz dos quatro pilares da educação: uma utopia global?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritibapt_PT
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.startPage24pt_PT
oaire.citation.titleEducação: Teorias, Métodos e Perspectivaspt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.familyNameCastrelas
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.givenNameMagda
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0001-7832-6703
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublicationd3e808f3-3e6b-4c0e-ac3e-14f7d199e486
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso_Pestana_Castrelas_Editora ARTEMIS.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format