Repository logo
 
Publication

Géneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: conceptualizações e contextos

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturas
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorBarbeiro, Luís Filipe
dc.contributor.authorCaels, Fausto
dc.contributor.authorMarrengula, Emília
dc.contributor.authorAlexandre, Marta Filipe
dc.contributor.authorSilva, Paulo Nunes da
dc.contributor.authorMarques, Carla
dc.contributor.authorFaquir, Osvaldo
dc.contributor.authorSitoe, Marta
dc.date.accessioned2025-12-03T10:58:05Z
dc.date.available2025-12-03T10:58:05Z
dc.date.issued2025-11-24
dc.description.abstractA língua constitui-se em discurso ao ser utilizada num contexto. Nessa utilização, procura alcançar objetivos sociocomunicativos ligados aos diferentes campos da atividade humana. Não constitui somente um instrumento, um instrumento de comunicação, mas consiste num elemento estruturante das nossas vivências, configurando e reconfigurando a própria atividade social. Nesta, expressa e constrói o conhecimento, o posicionamento e a atuação do sujeito, em interação com os outros, ou seja, integrado numa comunidade. A comunidade em que o sujeito se integra faculta-lhe o domínio do sistema da língua, oral e escrita, e também padrões da sua organização em texto e em discurso. Estes padrões estão associados à sua utilização nos diversos contextos para alcançar finalidades. A apropriação desses padrões faz-se ou consolida-se, de forma geral, pela própria participação nas (sub)comunidades em que são utilizados. A essa dimensão, junta-se uma outra: a aprendizagem explícita proporcionada pela escola. A análise e descrição do discurso serve de base à aprendizagem escolar, relativa ao conhecimento do próprio discurso. Contudo, esta aprendizagem não se circunscreve à capacidade de enunciação das características encontradas e aprendidas. O seu alcance estende-se à própria atuação, ou seja, à concretização na comunidade da utilização da língua. Deste modo, a aprendizagem e as conceptualizações que estão na sua base projetam novamente o discurso para a comunidade. O papel das conceptualizações é, assim, relevante, nas duas dimensões: para construir o conhecimento e para mobilizar esse conhecimento em novas utilizações. O presente livro incide sobre as dimensões referidas: a sistematização ou organização do conhecimento por meio da conceptualização e a análise de concretizações do discurso, em contextos específicos, tendo como finalidade alargar e configurar essa utilização, segundo novas potencialidades.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/04887/2025 – CELGA e UIDP/04887/2025 – CELGA.
dc.identifier.citationBarbeiro, L. F., Caels, F., Marrengula, E., Alexandre, M. F., Silva, P. N., Marques, C., Faquir, O., & Sitoe, M. (2025). Géneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: Conceptualizações e contextos. Edições Colibri
dc.identifier.isbn978-989-566-562-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20493
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherEdições Colibri
dc.relationResearch Centre for General and Applied Linguistics
dc.rights.uriN/A
dc.subjectGénero
dc.subjectGéneros escolares e académicos
dc.subjectPedagogia dos géneros
dc.titleGéneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: conceptualizações e contextospor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Centre for General and Applied Linguistics
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04887%2F2020/PT
oaire.citation.titleGéneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: Conceptualizações e contextos
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSilva
person.givenNamePaulo Nunes da
person.identifier.ciencia-id2719-0A96-080C
person.identifier.orcid0000-0001-9462-7717
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
relation.isAuthorOfPublication74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9
relation.isProjectOfPublicationa32a2810-d548-40a2-b174-948a108bfb1e
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoverya32a2810-d548-40a2-b174-948a108bfb1e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Generos textuais, oralidade e escrita no discurso académico.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: