Repository logo
 
Publication

Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência online

dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.contributor.authorMendes, António Quintas
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.contributor.authorGoulão, Fátima
dc.contributor.authorMota, José
dc.date.accessioned2018-01-22T16:01:52Z
dc.date.available2018-01-22T16:01:52Z
dc.date.issued2010-11-18
dc.description.abstractA Universidade Aberta (UAb) enfrentou um profundo processo de mudança que envolveu não só a virtualização de todo o seu processo de ensino e aprendizagem, como a definição de novas competências para o seu corpo docente e a criação de novos perfis, ambientes e rotinas implementando o novo Modelo Pedagógico da instituição para a educação online. Um dos maiores desafios desta mudança foi proporcionar a formação e apoio adequado ao corpo docente, cujo novo papel implicava colocar em prática o novo modelo pedagógico. Parte da dificuldade deste processo residia no número de professores envolvido (cerca de 160 professores universitários e de 300 tutores) e na "urgência" dos processos. Outra parte da dificuldade centrava-se no desenvolvimento das novas competências e na alteração de comportamentos e atitudes. A estratégia de formação e os diferentes programas de formação desenvolvidos no âmbito da actividade do Laboratório de Educação a Distância (LE@D) da UAb centram-se numa pedagogia do elearning, tendo sido validados internacionalmente. Esta experiência permitiu desenvolver posteriormente programas de formação para docentes de outras universidades.pt_PT
dc.description.abstractUniversidade Aberta, is going through a profound process of change that involves the virtualization of teaching and learning supported by a new pedagogical model for online education. Based on pedagogical and sustainability considerations the pedagogic model adopted implies, for pos-graduation courses, the constitution of virtual classes where groups of students heavily work collaboratively under the constant orientation and supervision of a teacher, with high levels of interaction, while for graduation courses the pedagogic model implies more limited levels of group work and considerable time for individual study, with the possibility of interaction and some collaboration among students and interaction with the teacher at predefined moments during the course. One of the most challenging tasks in this process of change and migration to online learning was to give the proper training and support to the teachers who were going to embody this change and put Universidade Aberta’s new pedagogic model into practice. The training strategy and programmes developed in the Distance Education Laboratory are based on an elearning pedagogy and were internationally validated by world-renowned experts. This experience made it possible to develop further training programmes for teachers of other universities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96999-0-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6941
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjecte-Professorpt_PT
dc.subjecte-Tutorpt_PT
dc.subjectFormação de professores onlinept_PT
dc.subjectOnline educationpt_PT
dc.subjecte-teacherpt_PT
dc.subjectTeachers' trainingpt_PT
dc.titleTornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência onlinept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage75pt_PT
oaire.citation.startPage75pt_PT
oaire.citation.titleI Encontro Internacional TIC e Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMorgado
person.familyNameMendes
person.familyNameOliveira
person.familyNameGoulão
person.familyNameMota
person.givenNameLina
person.givenNameAntónio Quintas
person.givenNameIsolina
person.givenNameFátima
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.ciencia-id9F16-7B7D-9270
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.ciencia-id2210-E04E-F071
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.orcid0000-0003-1086-2600
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.orcid0000-0002-2285-6753
person.identifier.orcid0000-0001-8344-9767
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication45568488-e45a-48d7-bfaa-fa4296d52922
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublicationb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd
relation.isAuthorOfPublication07445935-6e71-4b61-b8f8-9243ece7f6ed
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tornar-se professoronline_linamorgado et al.pdf
Size:
305.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo.pdf
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: