Repository logo
 
Publication

Aplicação de dois protótipos para mobile e blended learning no ensino-aprendizagem da(s) história(s) do cinema em Moçambique: um estudo de caso no ensino superior

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorBidarra, José
dc.contributor.authorManhiça, Diana
dc.date.accessioned2021-12-02T10:13:31Z
dc.date.available2021-12-02T10:13:31Z
dc.date.issued2021-10-20
dc.date.submitted2021-12-02
dc.description.abstractA disseminação de artefactos tecnológicos e de recursos online como ferramentas pedagógicas é uma realidade nas salas de aula e nos processos de ensino no mundo desenvolvido. No entanto, a mesma realidade tem tardado a integrar-se em certos contextos económicos e culturais, por motivos vários, apesar da existência de políticas nacionais e outras diretivas. Este relatório descreve a aplicação de dois protótipos de recursos pedagógicos - utilizando TIC, ambientes presenciais e online e dispositivos móveis - para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e a co-construção curricular de uma disciplina de história, num curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual, em Moçambique. Foi utilizado um modelo de trabalho blended learning e recorreu-se a um grupo de trabalho criado na rede social Facebook como meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos de forma colaborativa, a partir da sala de aula. Os protótipos basearam-se em processos de pesquisa bem definidos: 1) o registo audiovisual de entrevistas para criação de uma base de dados do tema histórico e 2) um jogo sério para auto-avaliação e consolidação de conhecimentos.pt_PT
dc.description.abstractThe dissemination of technological artifacts and online resources as pedagogical tools is a reality in classrooms and teaching processes in the developed world. However, the same reality has been slow to integrate into some economic and cultural contexts, for various reasons, despite the existence of national policies and other directives. This report describes the application of two prototypes of pedagogical resources - using ICT, both online and classroom environments and mobile devices - conceived to facilitate the teachinglearning process and the curricular co-construction of a history course, in a graduate Film and Audiovisual course, in Mozambique. A blended learning work model was used, resorting to a work group created on the Facebook social network, as a privileged means to improve the communication, diffusion and sharing of knowledge built in a collaborative way, from within the classroom. The prototypes used well defined research processes for 1) the audiovisual recording of interviews to create a historical thematic database and 2) a serious game for self-evaluation and consolidation of knowledge.pt_PT
dc.identifier.citationManhiça, Diana - Aplicação de dois protótipos para mobile e blended learning no ensino-aprendizagem da(s) história(s) do cinema em Moçambique [Em linha]: um estudo de caso no ensino superior. [S.l.]: [s.n.], 2021. 190 p.
dc.identifier.tid202805662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11450
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBlearningpt_PT
dc.subjectMlearningpt_PT
dc.subjectFlipped classroompt_PT
dc.subjectGestão do conhecimentopt_PT
dc.subjectArtefactos tecnológicospt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.subjectCollaborative construction of knowledgept_PT
dc.subjectTechnological artifactspt_PT
dc.titleAplicação de dois protótipos para mobile e blended learning no ensino-aprendizagem da(s) história(s) do cinema em Moçambique: um estudo de caso no ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Projeto do Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digital apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMCEMD_DianaManhica.pdf
Size:
6.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format