Publication
Contributo da supervisão pedagógica para o desempenho docente : um estudo numa escola açoriana
dc.contributor.advisor | Miranda, Branca | |
dc.contributor.author | Furtado, Helena Maria Tavares Silva Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T12:05:40Z | |
dc.date.issued | 2018-12-04 | |
dc.date.submitted | 2019-03-01 | |
dc.description.abstract | Este estudo interpretativo pretende conhecer através da investigação qualitativa o contributo da supervisão pedagógica na área da educação e a forma como esta é encarada pelos docentes. Presentemente, cada vez mais os professores/formadores enfrentam os mais diversificados públicos que se apresentam com formas de ser e de estar, muito heterogéneos atendendo, não apenas à pluriculturalidade mas, sobretudo, ao acesso ao desenvolvimento científico e tecnológico, às transformações políticas e sociais e às mudanças na estrutura familiar e na construção dos seus projetos de vida. Atendendo a estes pressupostos, entre outros, verificamos, através da análise aos dados recolhidos nas entrevistas semiestruturadas à amostra, que os docentes reconhecem a importância do processo de supervisão, como sendo imprescindível na práxis e na pedagogia, assim como, propicia a autosupervisão, estimula o trabalho colaborativo, a valorização profissional, a adesão à formação contínua e despoleta a criação e ou manutenção de um ambiente de trabalho dinâmico e saudável. Atualmente o educador/professor, tenta gerir os mais variados problemas educacionais e conciliá-los com os seus objetivos profissionais e pessoais, até porque, cada vez mais a escola está aberta à comunidade para precisamente os cidadãos, em especial os Encarregados de Educação, comungarem dos mesmos ideais de valorização do processo de aprendizagem ao longo da vida e, encontrarem na instituição escola, os alicerces para uma sociedade culturalmente saudável e rica em conhecimento. Porém, constatamos que é algo que infelizmente a maioria da população ainda não reconhece e ou se esforça no sentido de atingir este nível de reconhecimento. Por tudo isto, a supervisão pedagógica embora atue em diversas áreas sociais é todavia, no ensino aprendizagem que ganha maior relevância e significado pois, o trabalho docente exige uma constante atualização e inovação e, é através de uma dinâmica supervisiva de colaboração, transformação, mudança e desenvolvimento que os docentes encaram o processo supervisivo como uma mais-valia, a qual iremos partilhar neste trabalho que se encontra estruturado na Parte I - Exploração do Enquadramento Teórico, PARTE II - Construção da Fundamentação Metodológica e PARTE III - Apresentação e Discussão dos Resultados e as Considerações Finais. | pt_PT |
dc.description.abstract | The objective of this interpretative study is to learn about the contribution of pedagogical supervision in education, through a qualitative research, and to understand how it is seen by teachers. Nowadays, teachers/trainers have to deal with different audiences that show a heterogeneous way of being due to multiculturality and, mainly, to scientific and technologic development, to political and social transformations and to the changes in family structure and the construction of life projects. Considering these assumptions, among others, it was possible to verify, through the analysis of the data collected in the semi structured interviews, that teachers acknowledge the importance of the supervision process, since it favours praxis and pedagogy. They also consider that it allows self-supervision, stimulates collaborative work, professional enrichment, and participation in continuous training and creates or maintains a dynamic and healthy work environment. Currently, the educator/teacher tries to manage several and many different educational problems and to combine them with their professional and personal aims. In fact, school is becoming more and more open to the community, so that citizens, especially tutors, share the same valorization ideals of the learning process and find at schools the foundations to a society culturally healthy and rich in knowledge. However, it was stated that this is something that the most people do not recognize or even make an effort to achieve this kind of knowledge. Therefore, although pedagogical supervision acts in several social areas, it has a greater relevance and meaning in the learning process, since the work of teachers requires a permanent update and innovation. It is also through a supervising dynamic of collaboration, transformation, change and development that teachers face the supervising process as an asset. This perspective will be explored in this study, which is structured in the following chapters: Part I – Theoretical Framework, Part II – Construction of the Methodological Thesis and Part III – Results and Discussion and Final Considerations. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Furtado, Helena Maria Tavares Silva Pereira - Contributo da supervisão pedagógica para o desempenho docente [Em linha]: um estudo numa escola açoriana. Ribeira Grande: [s.n.], 2018. 157 p. | |
dc.identifier.tid | 202193934 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8002 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | pt_PT |
dc.subject | Estudo de casos | pt_PT |
dc.subject | Açores | pt_PT |
dc.subject | Supervision | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Collaboration | pt_PT |
dc.subject | Development | pt_PT |
dc.title | Contributo da supervisão pedagógica para o desempenho docente : um estudo numa escola açoriana | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |