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Práticas de eLearning em Instituições de Ensino Superior da Região Administrativa de Macau

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorMorgado, Lina
dc.contributor.authorNogueira, Ana Sofia
dc.date.accessioned2019-09-13T15:44:28Z
dc.date.available2019-09-13T15:44:28Z
dc.date.issued2019-07-15
dc.date.submitted2019-09-13
dc.description.abstractO século XXI tem sido pautado por várias transformações. A evolução tecnológica, a mais evidente, tem vindo a ser utilizada para aperfeiçoar vários domínios sociais, mas em particular, as experiências pedagógicas contemporâneas. Novos fundamentos sobre as pedagogias, em conformidade com as teorias construtivistas, são explorados e adoptados em instituições de ensino superior (IES) numa tentativa de desenvolver práticas pedagógicas relevantes, inclusivas e amplamente holísticas. Esta é uma tendência que se verifica à escala universal. Com este estudo pretende-se explorar o panorama real do uso de práticas e dinâmicas pedagógicas em eLearning e das pedagogias emergentes em duas instituições de ensino superior da Região Administrativa de Macau (RAEM). O estudo explora os padrões de integração das tecnologias digitais no processo de ensino- aprendizagem, o seu impacto nas experiências educativas, práticas e competências digitais actuais dos docentes da região das duas intituições, bem como as metodologias para a sua adopção no quadro do ensino superior. Os resultados obtidos evidenciam que Macau não apresenta um registo vinculado de iniciativas emergentes na educação, caracterizando-se, em oposição, por modelos e práticas pedagógicas mais tradicionais. Por outro lado, apesar das instituições analisadas reunirem condições ao dispor da comunidade académica, a maioria dos docentes possuem fragilidades para a utilização e integração de ferramentas digitais mais complexas. Verifica-se também que as tecnologias digitais utilizadas nas IES estudadas da RAEM alude-se ao apoio das práticas pedagógicas, não sendo incorporada de forma significativa, assim como, o apoio institucional a tais práticas não é eficiente. Neste panorama pedagógico, quer as competências digitais dos docentes, as suas práticas de eLearning bem como a compreensão e adopção do conceito de abertura são encontram-se em estádios pouco desenvolvidos. O estudo contribui para a delineação de resoluções e para a criação de uma cultura pedagógica mais direccionada para o conceito de “openness” em Macau.pt_PT
dc.description.abstractThe twenty-first century has been marked by several transformations. Technological evolution, the most obvious one, has been used to improve various social domains, but in particular contemporary pedagogical experiences. New fundamentals on pedagogies, in harmony with constructivist theories, are explored and adopted in higher education institutions in an attempt to develop relevant, inclusive and largely holistic pedagogical practices. This is a trend that takes place on a universal scale. The purpose of this study is to outline an authentic representation of the dynamics and pedagogical practices of eLearning and emerging pedagogies in two institutions of higher education (IHE) in the Macau Administrative Region (MSAR). The study explores the patterns of technological integration in the teaching-learning process, its impact on current educational experiences, practices and digital skills of teachers of this region, as well as the methodologies developed for technological adoption in the context of higher education. The results show that Macao does not present a firm record of emerging initiatives in local education, being the last characterized, in opposition, by traditional pedagogical models and practices; and although the represented institutions entail technological conditions accessible to its academic community, most of the teaching staff manifests significant weaknesses in the use and integration of more complex digital instruments. It appears that the technology currently used in higher education of the MSAR alludes to the support of pedagogical practices, but is not incorporated in a significant way, and the institutional support of such practices are inefficient. Both the practices, competencies, and concepts of openness in this open pedagogical panorama are, therefore, underdeveloped. The study contributes to the delimitation of resolutions for the creation of a pedagogical culture engaged to the concept of "openness" in Macao.pt_PT
dc.identifier.citationNogueira, Ana Sofia - Práticas de eLearning em Instituições de Ensino Superior da Região Administrativa de Macau [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 148 p.
dc.identifier.tid202286320
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8514
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas educacionais abertaspt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectMacaupt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectOpen practicespt_PT
dc.subjectDigital competenciespt_PT
dc.titlePráticas de eLearning em Instituições de Ensino Superior da Região Administrativa de Macaupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Abertapt_PT

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