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Faraon de Jerzy Kawalerowicz : o drama do poder : quando o presente e o passado se cruzam
dc.contributor.author | Sales, José das Candeias | |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T09:43:34Z | |
dc.date.available | 2014-09-08T09:43:34Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O tratamento cinematográfico do passado é, simultaneamente, um trabalho de uniformização e simplificação desse passado e uma leitura do presente ditada pelas condicionantes políticas, históricas, estéticas, económicas, etc., próprias do momento da sua elaboração. No cinema histórico como na História, a reflexão sobre o passado faz-se sempre a partir do presente, com a informação, as teorias, as metodologias e as problemáticas disponíveis. A «matéria-prima» do passado proporciona-se, assim, a uma popularização dos seus cenários, personagens e tramas, com maior ou menor obediência aos critérios da factualidade histórica, e permite, de forma mais assumida ou mais subliminar, transmitir mensagens, esboçar percepções, consolidar perspectivas. A reflexão que propomos nesta comunicação centra-se no «discurso histórico» presente no filme Faraon (1966) de Jerzy Kawalerowicz, baseado no romance do mesmo nome de Boleslaw Prus. Para muitos estudiosos, trata-se de uma obra-prima do cinema histórico, em que se destacam a magistral reconstituição dos cenários e das relações humanas e comportamentais. Apesar da maioria dos seus elementos históricos não ser exacta (na XX dinastia egípcia, não existiu nenhum Ramsés XIII; a Assíria não era, na época, uma grande potência, com apetites expansionistas, nem os banqueiros fenícios, os Judeus ou os Gregos tiveram qualquer papel de relevo nesse momento histórico), o que acaba por estar em causa é um debate sobre os modelos do Estado justo (socialmente) e forte (militarmente), bem como do papel do clero na sociedade. Procuraremos demonstrar que na reconstituição virtual do passado estabelecida nesse filme há claras «interferências» do presente. Mais do que detectar as fiabilidades históricas desta recriação, interessa-nos enfatizar como a visão figurada do passado foi usada para reflectir sobre as problemáticas políticas do presente. O nosso olhar pretende cruzar a realidade histórica do passado egípcio (do filme) com a realidade política da Polónia de meados do século XX (o presente). | por |
dc.identifier.citation | Sales, José das Candeias - Faraon de Jerzy Kawalerowicz : o drama do poder : quando o presente e o passado se cruzam. In Colóquio Dinâmicas Históricas no Cinema, 1, Lisboa, 2013 - "Colóquio ... [Em linha] : atas". Lisboa : Instituto Prometheus. p. 1-31 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3380 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Instituto Prometheus/ Associação para Estudos Históricos Interdisciplinares | por |
dc.subject | Egiptologia | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.title | Faraon de Jerzy Kawalerowicz : o drama do poder : quando o presente e o passado se cruzam | por |
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dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 31 | por |
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oaire.citation.title | Actas do Colóquio «Dinâmicas Históricas no Cinema» | por |
person.familyName | Sales | |
person.givenName | José das Candeias | |
person.identifier.ciencia-id | 4110-2169-32A1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1087-1478 | |
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relation.isAuthorOfPublication | aba81da6-8bbe-46eb-9da1-47d569aa0aa7 | |
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