Repository logo
 
Publication

Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo

dc.contributor.authorNovo, Ana
dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.contributor.authorVasconcelos, Ana Isabel
dc.date.accessioned2016-04-01T16:29:10Z
dc.date.available2016-04-01T16:29:10Z
dc.date.issued2015-10
dc.description.abstractO objetivo desta comunicação é apresentar e discutir os dados referentes à utilização dos recursos digitais por parte de um conjunto de professores da área das Humanidades que exercem a docência no sistema de e-learning. Trata-se de um grupo de docentes da Universidade Aberta, instituição pública de ensino superior exclusivamente dedicada ao ensino a distância. Esta modalidade de ensino, pelas suas especificidades, coloca o docente numa situação diferente da que é vivida no ensino presencial, uma vez que toda a interação se desenvolve num ambiente virtual, onde se desenrola o processo de ensino e aprendizagem. Na sala de aula virtual, disponibilizada através da plataforma Moodle, o docente concebe e constrói a unidade curricular por que é responsável, apoiando-se em recursos de várias tipologias em conformidade com os conteúdos a tratar e os objetivos a atingir. Dado que hoje, paralelamente aos materiais em suporte papel, existe um leque cada vez mais amplo e variado de recursos digitais, nomeadamente em acesso aberto, pretendemos comparar as práticas dos docentes na utilização e disponibilização desses diferentes tipos de recursos nas várias áreas dentro das Humanidades: Literatura, Linguística, Ciências da Informação, História, Comunicação e Estudos Artísticos. Em termos metodológicos, o estudo baseia-se na análise das respostas obtidas num questionário aplicado online a este grupo de docentes da Universidade Aberta, com questões abertas e fechadas. Pretende-se, através da interpretação dos resultados, chegar a uma percepção mais aprofundada das práticas deste universo de inquiridos, relativamente não só ao nível de frequência de utilização como também à forma como esses recursos são disponibilizados e promovidos e aos objetivos associados a essa utilização. O questionário organiza-se em torno do seguinte conjunto de tópicos de investigação: tipologias de recursos utilizados; critérios de seleção dos recursos; preferência de acesso (aberto/restrito) e de suporte (físico/digital). Associados a estes tópicos são estabelecidos os seguintes objetivos de investigação: identificação do tipo de recursos informativos utilizados; constatação do grau de utilização de recursos online; verificação da importância dada à aquisição de obras; identificação dos critérios de seleção de recursos bem como das formas de disponibilização dos mesmos. Embora o universo de inquiridos lecione conteúdos que podemos genericamente classificar como pertencentes às Humanidades, através da análise qualitativa e quantitativa das respostas obtidas nos questionários podemos chegar a tendências relativamente à utilização que os docentes, afetos às áreas do saber acima referidas, fazem dos recursos na sua atividade letiva.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5102
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://congressohdpt.files.wordpress.com/2015/07/programa.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRecursos digitaispt_PT
dc.subjectEnsino das humanidadespt_PT
dc.subjectUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleRecursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage66pt_PT
oaire.citation.startPage66pt_PT
oaire.citation.titleCongresso Humanidades Digitais em Portugalpt_PT
person.familyNameNovo
person.familyNameBastos
person.familyNameVasconcelos
person.givenNameAna
person.givenNameGlória
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-idD21F-18A8-CB8E
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.orcid0000-0002-9179-6352
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.orcid0000-0001-6737-0055
person.identifier.scopus-author-id57073135900
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication22a611f4-01f4-4a8e-b717-879d6ea4a01e
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublication1ed5db5c-d09e-470a-a3d5-e01d55b393c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
livro_de_resumos.pdf
Size:
934.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: