Publication
Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo
dc.contributor.author | Novo, Ana | |
dc.contributor.author | Bastos, Glória | |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T16:29:10Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T16:29:10Z | |
dc.date.issued | 2015-10 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta comunicação é apresentar e discutir os dados referentes à utilização dos recursos digitais por parte de um conjunto de professores da área das Humanidades que exercem a docência no sistema de e-learning. Trata-se de um grupo de docentes da Universidade Aberta, instituição pública de ensino superior exclusivamente dedicada ao ensino a distância. Esta modalidade de ensino, pelas suas especificidades, coloca o docente numa situação diferente da que é vivida no ensino presencial, uma vez que toda a interação se desenvolve num ambiente virtual, onde se desenrola o processo de ensino e aprendizagem. Na sala de aula virtual, disponibilizada através da plataforma Moodle, o docente concebe e constrói a unidade curricular por que é responsável, apoiando-se em recursos de várias tipologias em conformidade com os conteúdos a tratar e os objetivos a atingir. Dado que hoje, paralelamente aos materiais em suporte papel, existe um leque cada vez mais amplo e variado de recursos digitais, nomeadamente em acesso aberto, pretendemos comparar as práticas dos docentes na utilização e disponibilização desses diferentes tipos de recursos nas várias áreas dentro das Humanidades: Literatura, Linguística, Ciências da Informação, História, Comunicação e Estudos Artísticos. Em termos metodológicos, o estudo baseia-se na análise das respostas obtidas num questionário aplicado online a este grupo de docentes da Universidade Aberta, com questões abertas e fechadas. Pretende-se, através da interpretação dos resultados, chegar a uma percepção mais aprofundada das práticas deste universo de inquiridos, relativamente não só ao nível de frequência de utilização como também à forma como esses recursos são disponibilizados e promovidos e aos objetivos associados a essa utilização. O questionário organiza-se em torno do seguinte conjunto de tópicos de investigação: tipologias de recursos utilizados; critérios de seleção dos recursos; preferência de acesso (aberto/restrito) e de suporte (físico/digital). Associados a estes tópicos são estabelecidos os seguintes objetivos de investigação: identificação do tipo de recursos informativos utilizados; constatação do grau de utilização de recursos online; verificação da importância dada à aquisição de obras; identificação dos critérios de seleção de recursos bem como das formas de disponibilização dos mesmos. Embora o universo de inquiridos lecione conteúdos que podemos genericamente classificar como pertencentes às Humanidades, através da análise qualitativa e quantitativa das respostas obtidas nos questionários podemos chegar a tendências relativamente à utilização que os docentes, afetos às áreas do saber acima referidas, fazem dos recursos na sua atividade letiva. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/5102 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://congressohdpt.files.wordpress.com/2015/07/programa.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Recursos digitais | pt_PT |
dc.subject | Ensino das humanidades | pt_PT |
dc.subject | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.title | Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 66 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 66 | pt_PT |
oaire.citation.title | Congresso Humanidades Digitais em Portugal | pt_PT |
person.familyName | Novo | |
person.familyName | Bastos | |
person.familyName | Vasconcelos | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Glória | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | D21F-18A8-CB8E | |
person.identifier.ciencia-id | 7A18-34B1-BF8D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9179-6352 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1432-225X | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6737-0055 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57073135900 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 22a611f4-01f4-4a8e-b717-879d6ea4a01e | |
relation.isAuthorOfPublication | 7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b | |
relation.isAuthorOfPublication | 1ed5db5c-d09e-470a-a3d5-e01d55b393c4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b |