Repository logo
 
Publication

A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de licenciatura em ensino de geografia na UCM-CED

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorMendes, António Quintas
dc.contributor.authorSimão, Heitor Simão Mafanela
dc.date.accessioned2019-10-08T15:42:55Z
dc.date.issued2019-07-15
dc.date.submitted2019-10-08
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema a interacção tutor-estudante na EAD: caso do Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED. O Curso em estudo decorre em ambiente virtual. Com o advento da internet novas formas de comunicação vem sendo exploradas pela educação à distância (EAD), suportadas pela Web 2.0, contribuindo dessa forma para uma maior interacção entre os tutores e os estudantes. Um dos meios privilegiados são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como a Plataforma Moodle, que é de fácil acesso, gratuito e permite a customização consoante os objectivos da instituição, oferecendo para tal ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. A pesquisa visava estudar a interacção tutor-estudante na EAD permitida pelas tecnologias digitais tendo em vista promover a melhoria da qualidade do contexto de aprendizagem no curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCMCED com base nas ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0. As perguntas de partida foram: Quais são as ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 mais usadas na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as razões por detrás do baixo nível de interacção tutorestudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as directrizes pedagógicas que orientam a utilização das ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais estratégias adoptar para elevar a quantidade e qualidade da interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Uma vez que pretendia-se investigar para poder intervir utilizou-se uma metodologia mista, com enfoque na investigação acção, recorrendo para a colecta dos dados ao inquérito por questionário online a seis tutores e oito estudantes, a análise documental e aos comentários nos fóruns de discussão. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e a estatística descritiva. Na interacção entre os tutores e os estudantes no curso as principais ferramentas usadas foram o fórum de discussão no Moodle e a videoconferência no Webex, cuja exploração pedagógica continua sendo reduzida e precisa ser melhorada.pt_PT
dc.description.abstractThis study has as theme the tutor-student interaction in distance education: the case of Bachelor Degree Course in Geography Teaching at The Center of Distance Education – Catholic University of Mozambique. The course takes place in a virtual environment. With the advent of the internet new ways of communication has been explored to serve the distance education (DE), supported by Web 2.0, contributing to greater interaction between tutors and the students. One of the privileged means are Virtual Learning Environments such as the Moodle Platform, which is easy to access, free and permits customization according to objectives of the institution offering to such tools for synchronous and asynchronous communication. The research aimed to study the tutor-student interaction provided by digital technologies to promote better quality in learning context in the Course using Moodle Platform and Web 2.0 tools. The research questions were: Which are the most used Moodle Platform and Web 2.3 tools in tutorstudent interaction in the Bachelor Degree Course of Geography Teaching at the Center of Distance Education – Catholic University of Mozambique? What are the reasons behind the low level of tutor-student interaction in the Bachelor Degree Course of Geography Teaching at the Center of Distance Education – Catholic University of Mozambique? What are the pedagogical guidelines that guides the use of Moodle platform and Web 2.0 tools in the tutor-student interaction in the Bachelor Degree Course of Geography Teaching at the Center of Distance Education – Catholic University of Mozambique? Which strategies to be adopted to improve the quantity and quality of tutor-student interaction in the Course? Since it was intended to investigate to be able to intervene, was used a mixed methodology with focus on research action. Data was collected using an online questionnaire to six tutors and eight students. Documents and the comments from the discussion forum was also analysed. The data was analysed using content analysis approach and descriptive statistics. On the interaction between tutors and students was found that the main used tools ware discussion forum in the Moodle and videoconference in the Webex whose its use is still low and it needs to be improved.pt_PT
dc.identifier.citationSimão, Heitor Simão Mafanela - A interacção tutor-estudante na EAD Em linhsa]: caso do curso de licenciatura em ensino de geografia na UCM-CED. [S.l.]: [s.n.], 2018. 143 p.
dc.identifier.tid202292720
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8573
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectLicenciaturapt_PT
dc.subjectEnsino da geografiapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAmbientes virtuaispt_PT
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_PT
dc.subjectSincroniapt_PT
dc.subjectAssincroniapt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectCollaborative learningpt_PT
dc.subjectSynchronous and asynchronous toolspt_PT
dc.subjectOnline educationpt_PT
dc.titleA interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de licenciatura em ensino de geografia na UCM-CEDpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMCEMD_HeitorSimao.pdf
Size:
2.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: