Repository logo
 
Publication

Competências em questão : contributo para a formação de professores

dc.contributor.authorGaspar, Ivone
dc.date.accessioned2008-12-06T11:01:53Z
dc.date.available2008-12-06T11:01:53Z
dc.date.issued2004-12
dc.description.abstractA palavra competência aparece, frequentemente, escrita em documentos de natureza variada e é usada, cada vez mais, no discurso oral, sugerindo um significado simples e linear. Umas vezes parece ser redutora no sentido da estruturação de qualquer perfil de formação e ou educação, outras vezes utiliza-se com cautela, procurando distingui-la de outros conceitos que partilha na construção dos mesmos perfis educativos e/ou formativos. Constata-se um sintoma na utilização da palavra competência que a projecta numa perspectiva dicotómica, quanto à caracterização do indivíduo, na oposição entre competente e incompetente. Entretanto, quando se apela à formação dos indivíduos tendo por finalidade o desenvolvimento de competências evidenciam-se as indefinições, multiplicam-se as discussões, crescem as indecisões, alastram as confusões e, por vezes, evidencia-se a ingenuidade (talvez, devido à simplificação de actos que não aguardaram o amadurecimento de atitudes) na geração das sinomias de conceitos; o problema torna-se, então, complexo. Com este artigo pretende-se desenvolver uma curta reflexão sobre o conceito de competência, questionando o seu significado, na procura do estabilizar; depois, confronta-se este conceito com o de conhecimento, transportando, por fim, a questão para os profissionais da docência – os professores. Deixa-se em aberto a discussão e reflexão sobre esta matéria, parecendo útil não se acrescentar qualquer excerto conclusivo. Assim, após uma curta introdução, organiza-se o texto em três pontos: (1) discussão em torno do conceito de competência, (2) confronto entre conhecimento e competência e (3) a competência na formação de professores.en
dc.description.versionpeerreviewed
dc.identifier.citationGaspar, Ivone - Competências em questão : contributo para a formação de professores. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2 (Dez. 2004), p. 55-71en
dc.identifier.issn0872-0738
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/158
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade Abertaen
dc.rights.licenseCC BY-NC 4.0
dc.subjectCompetênciaen
dc.subjectCompetência pedagógicaen
dc.subjectFormação de professoresen
dc.titleCompetências em questão : contributo para a formação de professoresen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGaspar
person.givenNameMaria Ivone
person.identifier.orcid0000-0002-0688-8085
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublicationaa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Discursos–Formação de Professores55-71.pdf
Size:
133.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: