Publication
Competências em questão : contributo para a formação de professores
dc.contributor.author | Gaspar, Ivone | |
dc.date.accessioned | 2008-12-06T11:01:53Z | |
dc.date.available | 2008-12-06T11:01:53Z | |
dc.date.issued | 2004-12 | |
dc.description.abstract | A palavra competência aparece, frequentemente, escrita em documentos de natureza variada e é usada, cada vez mais, no discurso oral, sugerindo um significado simples e linear. Umas vezes parece ser redutora no sentido da estruturação de qualquer perfil de formação e ou educação, outras vezes utiliza-se com cautela, procurando distingui-la de outros conceitos que partilha na construção dos mesmos perfis educativos e/ou formativos. Constata-se um sintoma na utilização da palavra competência que a projecta numa perspectiva dicotómica, quanto à caracterização do indivíduo, na oposição entre competente e incompetente. Entretanto, quando se apela à formação dos indivíduos tendo por finalidade o desenvolvimento de competências evidenciam-se as indefinições, multiplicam-se as discussões, crescem as indecisões, alastram as confusões e, por vezes, evidencia-se a ingenuidade (talvez, devido à simplificação de actos que não aguardaram o amadurecimento de atitudes) na geração das sinomias de conceitos; o problema torna-se, então, complexo. Com este artigo pretende-se desenvolver uma curta reflexão sobre o conceito de competência, questionando o seu significado, na procura do estabilizar; depois, confronta-se este conceito com o de conhecimento, transportando, por fim, a questão para os profissionais da docência – os professores. Deixa-se em aberto a discussão e reflexão sobre esta matéria, parecendo útil não se acrescentar qualquer excerto conclusivo. Assim, após uma curta introdução, organiza-se o texto em três pontos: (1) discussão em torno do conceito de competência, (2) confronto entre conhecimento e competência e (3) a competência na formação de professores. | en |
dc.description.version | peerreviewed | |
dc.identifier.citation | Gaspar, Ivone - Competências em questão : contributo para a formação de professores. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2 (Dez. 2004), p. 55-71 | en |
dc.identifier.issn | 0872-0738 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/158 | |
dc.language.iso | por | en |
dc.publisher | Universidade Aberta | en |
dc.rights.license | CC BY-NC 4.0 | |
dc.subject | Competência | en |
dc.subject | Competência pedagógica | en |
dc.subject | Formação de professores | en |
dc.title | Competências em questão : contributo para a formação de professores | en |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Gaspar | |
person.givenName | Maria Ivone | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0688-8085 | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | article | en |
relation.isAuthorOfPublication | aa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07 |