Repository logo
 
Publication

Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior: a acentuação gráfica

dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.date.accessioned2022-06-28T15:45:44Z
dc.date.available2022-06-28T15:45:44Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractApesar do impacto que o desempenho ortográfico tem na leitura, na escrita e na valorização social do escrevente, são escassos os dados sobre o domínio desta competência revelado por estudantes do ensino superior, utentes do Português Europeu (PE) como língua materna. Este trabalho exploratório visa (i) identificar o nível de prevalência dos erros de acentuação entre escreventes adultos do PE; (ii) caracterizar esses erros; (iii) discutir as eventuais causas dos mesmos. Os dados analisados foram retirados de um corpus de 119 textos escritos na prova de ingresso em mestrados profissionalizantes por utentes do PE como língua materna. Os resultados mostram que (i) a acentuação gráfica constitui um problema frequente, mesmo em sujeitos muito escolarizados e em contexto de avaliação; (ii) predominam os erros em que há manutenção da qualidade segmental da vogal tónica, em palavras esdrúxulas ou falsas esdrúxulas, envolvendo as vogais [i] ou [a], e/ou com omissão de acento gráfico; (iii) a motivação dos erros parece combinar fatores fonético-fonológicos, desconhecimento do funcionamento do sistema ortográfico e um recurso excessivo à forma visual das palavras. Destas conclusões são retiradas algumas implicações didáticas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, Adelina, & Sousa, Otília (2017). Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior – a acentuação gráfica. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 7(3), pp. 84-107.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v7i3.148pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11999
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/148pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAcentuaçãopt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPortuguês europeupt_PT
dc.titleDesempenho ortográfico em estudantes do ensino superior: a acentuação gráficapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage107pt_PT
oaire.citation.issue7pt_PT
oaire.citation.startPage84pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameCastelo
person.familyNameSousa
person.givenNameAdelina
person.givenNameOtília
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublicationf948c47e-dab7-4a5c-861b-9047fd05d4bc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Castelo__Sousa_Desempenhoortogrficoemestudantesdoensinosuperior-aacentuaogrfica.pdf
Size:
711.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format