Publication
Contributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja)
dc.contributor.advisor | Flor, Pedro | |
dc.contributor.author | Tadeia, Helena R. Duarte | |
dc.date.accessioned | 2013-11-29T13:36:48Z | |
dc.date.available | 2013-11-29T13:36:48Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação insere-se nos âmbitos da Museologia e da História da Arte e diz respeito a um trabalho de pesquisa desenvolvido entre Setembro de 2011 e Outubro de 2012. Esta investigação teve simultaneamente por objectos de estudo a história da existência do mais antigo museu, não só da cidade de Beja, como do país – o actual Museu Rainha Dona Leonor, também designado por Museu Regional de Beja (MRDL/MRB) – que conta com mais de dois séculos de existência e a história das suas colecções de pintura expostas, procurando-se em especial, esclarecer sobre a proveniência das obras em questão e ulterior percurso até a sua musealização. O desenvolvimento do presente ensaio explorou hipóteses várias de procedência das pinturas, com as antigas colecções de Frei Manuel do Cenáculo – fundador do primitivo museu de Beja em 1791 – a ocupar lugar de destaque, distribuindo-se a proveniência das restantes entre o próprio Convento da Conceição, onde actualmente está instalado o Museu Rainha D. Leonor e os espólios remanescentes do Paço Episcopal e de igrejas e conventos desaparecidos da capital do Baixo-Alentejo. A investigação levada a cabo trouxe alguns contributos preciosos para a história, quase ignota, de uma importante colecção de pintura, permitindo hoje, sem dúvida, melhor compreendê-la. O que antes não passava de um grupo de pinturas, aparentemente reunidas de forma aleatória, das quais se desconhecia quase tudo – nomeadamente a proveniência, essencial para as compreender enquanto colecção – é hoje um conjunto coerente, em que a presença de todas as peças se articula de acordo com um propósito lógico, que procuraremos esclarecer ao longo do articulado. As conclusões a que chegámos vêm contrariar a assunção que até à data tem prevalecido, que dava o essencial do corpus pictórico do MRDL como proveniente dos espólios remanescentes de demolidas igrejas e conventos extintos de Beja e arredores, o que, de todo, não se verifica. | por |
dc.identifier.citation | Tadeia, Helena R. Duarte - Contributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja) [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2013. 349 p. | por |
dc.identifier.tid | 201139375 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2684 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Museu Rainha Dona Leonor (Beja, Portugal) | por |
dc.subject | História da arte | por |
dc.subject | Museologia | por |
dc.subject | Coleções de museus | por |
dc.subject | Pintura | por |
dc.subject | Preservação da propriedade cultural | por |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Beja | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Collection | por |
dc.subject | Painting | por |
dc.subject | Artwork | por |
dc.subject | Panel | por |
dc.subject | Museum | por |
dc.subject | Provenance | por |
dc.subject | Application | por |
dc.subject | Multimédia | por |
dc.title | Contributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja) | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |