Repository logo
 
Publication

A adoção do negócio eletrónico por instituições culturais sem fins lucrativos e o seu impacto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorIsaías, Pedro
dc.contributor.authorAntão, Gabriel
dc.date.accessioned2017-10-16T13:43:18Z
dc.date.available2020-09-11T00:30:11Z
dc.date.issued2017-09-11
dc.date.submitted2017-10-16
dc.description.abstractAs instituições culturais sem fins lucrativos são normalmente dissociadas da tecnologia, especialmente pela aparente pouca relação das artes performativas com as ferramentas digitais. Igualmente, estas instituições sofrem do fenómeno cost-disease, pois as eficiências geradas pela adoção tecnológica não são tão significativas no sector cultural como em áreas comerciais ou industriais, originando um acréscimo dos custos ao longo do tempo. Apesar de não serem organizações que visem o lucro, as instituições culturais são forçadas a agir como tal, por forma a combater as ineficiências e conseguir maior produtividade e retornos financeiros, bem como chegar a uma maior audiência com um programa de qualidade, justificando assim os subsídios públicos que lhes são atribuídos. Com o desenvolvimento do negócio eletrónico, muitas empresas procuraram soluções neste âmbito que lhes permitissem obter não só vantagens estratégicas e financeiras mas também conseguir maiores eficiências na produção, comunicação e distribuição de produtos/serviços. Porém, a implementação de um modelo de negócio eletrónico pressupõe investimentos elevados e recursos abundantes, o que em instituições culturais sem fins lucrativos pode tornar a sua implementação limitada. Nesta investigação pretendemos averiguar o grau de adoção e o impacto do negócio eletrónico entre as instituições culturais sem fins lucrativos, assim como perceber que benefícios poderá trazer tal investimento. Com recurso ao estudo de casos múltiplos pretendemos analisar os dados recolhidos de diversas instituições através de entrevistas abertas e questionários, para perceber os benefícios e dificuldades inerentes ao negócio eletrónico na área cultural, bem como as estratégias e razões existentes para a implementação de tal modelo.pt_PT
dc.description.abstractNon-profit cultural institutions are not usually linked to technology, especially due to the uncommon relationship between performing arts and digital tools. Henceforth, this type of institutions suffer from cost-disease, since efficiencies enabled by technology adoption – with accumulated costs over the years - are not as significant in the cultural sector as in commercial or industrial sectors. Despite being non-profit organizations, they are increasingly forced to act as if they pursued profits, in order to maximize efficiencies and enabling more productivity and returns, as well as reaching a broader audience with quality programs, thus justifying the public grants received. With the development of electronic business (e-business), many organizations searched for solutions that would enable them to obtain not only strategic and financial advantages, but also more efficiencies in production, communication and distribution of products/services. However, adopting an e-business model requires significant investments and resources, two factors that are usually scarce in non-profit cultural institutions, making the adoption of e-business even more difficult. In this research we aim to understand the levels of adoption and impact of e-business among non-profit cultural institutions and which benefits we might expect. Using multiple case study, we analyze the data obtained from open interviews and questionnaires to different institutions in order to understand both benefits and difficulties inherent to electronic business in the cultural area, as well as to comprehend the strategies and reasons behind the adoption of this model.pt_PT
dc.identifier.citationAntão, Gabriel - A adoção do negócio eletrónico por instituições culturais sem fins lucrativos e o seu impacto[Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2017. 149 p.
dc.identifier.tid201742551
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6674
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInstituições culturaispt_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectNegóciospt_PT
dc.subjectCost-diseasept_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectPúblicopt_PT
dc.subjectE-businesspt_PT
dc.subjectCultural institutionspt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectAudience developmentpt_PT
dc.titleA adoção do negócio eletrónico por instituições culturais sem fins lucrativos e o seu impactopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameAntão
person.givenNameGabriel
person.identifier.orcid0000-0002-2316-1013
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication5417a309-a5c2-4b7b-bd59-0f487687e8ef
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5417a309-a5c2-4b7b-bd59-0f487687e8ef
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMG/MBA_GabrielAntão.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: