Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.19 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a conceção, design e implementação de um módulo
piloto sobre mobile learning, mais concretamente, sobre a conceção e design de microatividades para mobile learning em contexto de ensino a distância online, utilizando ferramentas da Web 2.0 móvel. A
modalidade mobile learning surge como estratégia para desenvolver formação sobre aprendizagem móvel a distância.
Através da metodologia design-based research foi concebido, implementado e avaliado um
módulo mobile learning, numa turma virtual online no ensino superior.
O módulo de formação “Mobile learning – Microatividades experimentais” foi concebido e desenhado segundo os princípios revistos na fundamentação teórica, nomeadamente na concepção de microatividades e de microconteúdos específicos para contextos de aprendizagem móvel, no conceito da Web 2.0 móvel e na utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino e de
aprendizagem no contexto de mobilidade. Foi possível confirmar as suas potencialidades e identificar algumas das principais dificuldades de quem se está a iniciar nesta metodologia.
Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos aprendentes revelam que as
ferramentas da Web 2.0 móvel potenciam a facilidade na comunicação, interação, colaboração e socialização, promovendo uma maior aprendizagem em diferentes contextos, quando o estudante se encontra em mobilidade.
Description
Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Ensino a distância Elearning Tecnologia da informação e comunicação Dispositivos móveis Web 2.0 Internet
Pedagogical Context
Citation
Velosa, Mónica Filipa Matos - Microatividades para mobile com ferramentas web 2.0 móvel [Em linha] : estudo de caso num módulo piloto no ensino pós-graduado a distância. Lisboa : [s.n.], 2014. 204 p.