Repository logo
 
Publication

Desenho de cursos online a partir do Teorema da Equivalência da Interação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCabral, Pedro Barbosa
dc.date.accessioned2020-08-04T17:54:08Z
dc.date.available2020-08-04T17:54:08Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO desenho de cursos online tem sido olhado de acordo com diferentes teorias, como os nove níveis de Gagne, a Comunidade de Inquirição de Garrison, Anderson e Archer ou mesmo o Conectivismo de Siemens. Em 2003, Terry Anderson avançou com um conjunto de princípios relacionados com a equivalência de interação studanteestudante, estudante-conteúdo e estudante-professor, para que se alcance uma aprendizagem significativa e profunda, ao qual apelidou de Teorema da Equivalência da Interação. Desde então que vários estudos têm sido feitos para a validação dos seus princípios. Neste artigo procura-se, a partir de uma revisão da literatura, analisar os vários resultados obtidos sobre o Teorema da Equivalência da Interação e entender as suas contribuições no momento de decisão sobre o desenho de um curso online, nomeadamente a questão do custo-benefício de se ter desenhos com mais ou menos intensidade de interação.pt_PT
dc.description.abstractMany theories have contributed to design an online course, such as Gagne’s nine levels, Garrison, Anderson and Archer’s Community of Inquiry, or even Siemens’s Connectivism. In 2003, Terry Anderson has theorized about the equivalency between student-student, student-content and student-teacher interactions. He named it the Interaction Equivalency Theorem and many studies have been developed to validate its principles. In this paper we do a Literature Review to analyze the results of the different studies about Interaction Equivalency Theorem. Moreover, with these results we foresee to bring contributions to the course design process, namely developing and delivering education that is cost affordable for all of us, based on the interaction intensity.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCabral, P. (2019). Desenho de Cursos Online a partir do Teorema da Equivalência da Interação, SISYPHUS-Journal of Education, 7 (1), 123-133.pt_PT
dc.identifier.doi10.25749/sis.15932pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9913
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/15932pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenho de cursospt_PT
dc.subjectTeorema da equivalência da interaçãopt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectCustospt_PT
dc.titleDesenho de cursos online a partir do Teorema da Equivalência da Interaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage133pt_PT
oaire.citation.startPage123pt_PT
oaire.citation.titleSisyphus - Journal of Educationpt_PT
person.familyNameCabral
person.givenNamePedro Barbosa
person.identifier.orcid0000-0003-4683-1371
person.identifier.scopus-author-id57198794941
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication184e2607-48ae-4649-9f9e-7c4a11e0f4c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery184e2607-48ae-4649-9f9e-7c4a11e0f4c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
pcabral_artigosisyphus.pdf
Size:
383.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
paper