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O digital na investigação qualitativa em educação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorMoreira, António
dc.contributor.authorCosta, António Pedro
dc.contributor.authorSilva, Katia Alexandra de Godoi e
dc.contributor.authorBryda, Grzegorz
dc.date.accessioned2021-11-25T11:41:59Z
dc.date.available2021-11-25T11:41:59Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA investigação qualitativa tem vindo lentamente a mudar e a influenciar vários domínios de conhecimento e ação humana, não só por questões de “escola de pensamento”, mas também, eventualmente e por maioria de razão, por o digital ter vindo a favorecer a eliminação de dimensões de dificuldade e tempo despendido no tratamento de dados, que cada vez mais tornam esta abordagem essencial a áreas que, até há pouco tempo, a desvalorizavam. A convergência digital encetada nos anos noventa, com o advento da democratização da internet, propiciou um boom de ligações de redes e recursos que rápida e exponencialmente se afirmaram, atribuindo ao digital uma tripla função: de meio de exploração de dados; de objeto aberto de estudo; e de partilha ubíqua de procedimentos e resultados. Os pacotes de software disponíveis favorecem a adoção de estratégias e processos impensáveis há pouco mais de vinte anos. Neste sentido, o investigador não deve descartar-se da sua responsabilidade, desenvolvendo competências éticas na utilização de ferramentas de apoio à análise de dados. No mundo da investigação qualitativa em educação e em presença de realidades cada vez mais voláteis, o digital é de primordial importância na interpretação atempada dos dados, se se pretende compreender para atuar. É assim finalidade última do presente capítulo, fazer uma história breve dos softwares de apoio à análise qualitativa de dados e sua evolução e implicações na investigação em educação. O presente texto aborda tanto os impactos da tecnologia – novas formas de registo e recolha de dados –, como novas formas de realizar a análise, sendo que a maioria dos investigadores reconhece que, na esmagadora maioria dos casos, a utilização de tecnologia geralmente influencia ambos.pt_PT
dc.description.abstractQualitative research has been slowly changing and influencing several domains of knowledge and human action. This is due, not only for reasons of “school of thought”, but also because the digital has been facilitating data processing, namely time needed. This issue makes this qualitative approach essential to areas that, until recently, devalued it. The digital convergence started in the nineties, with the advent of the democratization of the internet, provided a boom in network connections and resources that quickly and exponentially asserted themselves, giving digital a triple function: as a means of data exploration; of an open object of study; and ubiquitous sharing of procedures and results. The available software packages favor the adoption of unthinkable strategies, and processes, a little over twenty years ago. In this sense, the researcher should not discard his responsibility, developing ethical skills in the use of tools to support data analysis. In the world of qualitative research in education and in the presence of increasingly volatile realities, the digital is of paramount importance in the timely interpretation of data, if one intends to understand to act. It is therefore the ultimate purpose of this chapter: to make a brief history of software that supports qualitative data analysis and its evolution and implications for education research. This text addresses both the impacts of technology – new ways of recording and collecting data – and new ways of carrying out the analysis. Most researchers recognizing that the use of technology generally influences both.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/uab.edel.15.2
dc.identifier.isbn978-972-674-904-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11417
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relationResearch Centre Didatics and Technology in Education of Trainers
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação qualitativapt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectInvestigação em educaçãopt_PT
dc.subjectQualitative researchpt_PT
dc.subjectEducation researchpt_PT
dc.titleO digital na investigação qualitativa em educaçãopt_PT
dc.title.alternativeDigital in qualitative research in educationpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Centre Didatics and Technology in Education of Trainers
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2019/PT
oaire.citation.endPage28
oaire.citation.startPage12
oaire.citation.titlePortas que o digital abriu na investigação em educação
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNamede Freitas Gonçalves Moreira
person.familyNameCosta
person.familyNamede Godoi e Silva
person.familyNameBryda
person.givenNameAntónio Augusto
person.givenNameAntónio Pedro
person.givenNameKatia Alexandra
person.givenNameGrzegorz
person.identifierT-6311-2017
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?hl=en&user=IBkRQJsAAAAJ)
person.identifier.ciencia-id2214-B0BA-314B
person.identifier.ciencia-id7919-E3E4-7FC8
person.identifier.orcid0000-0003-0040-2811
person.identifier.orcid0000-0002-4644-5879
person.identifier.orcid0000-0002-6003-6852
person.identifier.orcid0000-0002-8892-099X
person.identifier.scopus-author-id56936355900
person.identifier.scopus-author-id55437584900
person.identifier.scopus-author-id14827880900
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
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