Repository logo
 
Publication

Avaliação das aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas

dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2017-02-09T15:00:13Z
dc.date.available2017-02-09T15:00:13Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA avaliação é um processo central no ensino e é através da avaliação que o professor pode perceber se a trajetória por ele desenhada resulta na aprendizagem pretendida. Com efeito, a avaliação constitui, cada vez mais, um fator fulcral da qualidade dos processos de aprendizagem sendo deles indissociável. Se as práticas tradicionais de avaliação são cada vez mais problematizadas no ensino presencial, existem hoje outros contextos de aprendizagem híbridos ou totalmente a distância, em que esta problematização se torna ainda mais premente. Considerando que a avaliação está sempre relacionada com o que se entende por ensinar e aprender, estes novos contextos de aprendizagem e as suas características têm determinado, em grande parte, o repensar dos modelos pedagógicos convencionais e consequentemente das práticas avaliativas. Este e-book reúne um conjunto de estudos desenvolvidos recentemente por diversos profissionais da educação, de Portugal e do Brasil, dando-lhe a visibilidade merecida e permitindo a outros recolher nestes trabalhos contributos para a consolidação teórica das novas perspetivas sobre a avaliação bem como favorecer o desenvolvimento de práticas inovadoras e profícuas que conduzam à melhoria do processo de aprendizagem. A obra aborda a questão da avaliação em diversos contextos, em diferentes níveis de ensino, em diferentes disciplinas e onde se procura, nos, primeiros capítulos, propor referenciais teóricos que permitam enquadrar o conjunto de estudos de natureza mais prática apresentado nos capítulos seguintes. Este e-book, pretende ainda dar conta dos resultados da estreita colaboração existente entre a Universidade Aberta, com investigadores de universidades do Brasil que participam regularmente em atividades/projetos do Laboratório de Educação a Distância e Elearning, contribuindo para o aprofundamento e difusão da pesquisa realizada em ambos os países que em muito enriquece a produção científica e a desejável partilha de conhecimento.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAmante, Lúcia; Oliveira, Isolina, coord. - Avaliação das aprendizagens [Em linha] : perspetivas, contextos e práticas. Lisboa : Universidade Aberta. LE@D, 2016. 238 p. (eBookLead).ISBN 978-972-674-790-1pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-790-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6114
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.subjectEdumetriapt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.titleAvaliação das aprendizagens: perspetivas, contextos e práticaspt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage238pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleAvaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticaspt_PT
person.familyNameAmante
person.familyNameOliveira
person.givenNameLúcia
person.givenNameIsolina
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id56560249400
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7

Files