Repository logo
 
Publication

Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife

dc.contributor.authorMenezes, Janaína
dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.contributor.authorLa Rocca, Fabio
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-13T14:26:44Z
dc.date.available2023-02-13T14:26:44Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractExperienciar a cidade enquanto espaço de aprendizagem implica entrelaçamento de seus vários tempos, espaços e de suas dimensões humanas e não humanas, digitais, biológicas, históricas, econômicas, etc. Entender a cidade como entidade viva, complexa e comunicativa se afasta da visão antropocêntrica de mundo e instaura outras formas de comunicação, habitação e aprendizagem. Portanto, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma prática pedagógica gamificada cujo objetivo é compreender como o coengendramento dos diversos entes constituintes da cidade produz o pensamento computacional na perspectiva da aprendizagem inventiva, segundo uma proposta de Educação OnLIFE. Tal prática integra o projeto de pesquisa A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, financiado pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social, e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital — GPe-dU, UNISINOS/CNPq. O estudo, qualitativo, apropria-se do método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise dos dados. Como resultado, apresentam-se pistas que permitem compreender a emergência do pensamento computacional para explorar a cidade, bem como a necessidade de inovação de práticas pedagógicas a partir da problematização do mundo para uma Educação conectada com a vida.pt_PT
dc.description.abstractExperiencing the city as a learning space implies interweaving its various times, spaces, and its human and non-human, digital, biological, historical, and economic dimensions, among others. Understanding the city as a living, complex, and communicative entity moves away from the anthropocentric worldview, establishing other forms of communication, dwelling, and learning. Therefore, this article presents the development process of a gamified pedagogical practice whose goal is to understand how the co-engagement between various constituent entities of the city produces computational thinking in the perspective of inventive learning, according to a proposal of OnLIFE Education. This practice is part of the research project A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, financed by Fundação Carlos Chagas and Itaú Social, and developed by the Digital Education Research Group — GPe-dU, UNISINOS/CNPq. This qualitative study uses the cartographic method of research-intervention to produce and analyze data. As a result, we present clues that allow us to understand the emergence of computational thinking to explore the city, as well as the need for innovation in pedagogical practices from the problematization of the world for an Education connected to life.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMENEZES, Janaína, SCHLEMMER, Eliane, LA ROCCA, Fábio & MOREIRA, J. António (2021). Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife. Revista Intersaberes, 16 (39), 937-968.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2198pt_PT
dc.identifier.issn1809-7286
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13388
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2198pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectIdadept_PT
dc.subjectPensamento computacionalpt_PT
dc.subjectEducação onlifept_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectCitypt_PT
dc.subjectComputational thinkingpt_PT
dc.subjectOnlife educationpt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.titlePensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlifept_PT
dc.title.alternativeComputational thinking in the city: an onlife education experiencept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage968pt_PT
oaire.citation.startPage937pt_PT
oaire.citation.titleRevista Intersaberespt_PT
person.familyNameMenezes
person.familyNameSchlemmer
person.familyNameLa Rocca
person.familyNameMoreira
person.givenNameJanaína
person.givenNameEliane
person.givenNameFabio
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-6789-6951
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.orcid0000-0001-7635-5666
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.scopus-author-id26424749700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5d938d4d-fa9e-4261-b4f7-132c6b3852b6
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
relation.isAuthorOfPublication1376aec3-c074-4f05-b4e4-250cf3520c40
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
85.Artigo2198.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: