Repository logo
 
Publication

A crise como argumento de venda: uma abordagem linguística de alguns anúncios publicitários portugueses e franceses

dc.contributor.authorMarques, Isabelle Simões
dc.contributor.authorTeletin, Andreea
dc.date.accessioned2017-02-27T13:55:36Z
dc.date.available2017-02-27T13:55:36Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA crise - e o seu impacto sobre os consumidores - tem forçado as empresas a reposicionar a sua comunicação. Algumas têm recorrido deliberadamente ao ambiente económico e financeiro atual, o que mostra como a crise é um conceito vendável. Tentando estudar o impacto da crise na publicidade, analisámos dois tipos de corpora: textos publicitários que apareceram em 2008–2011 na revista Visão (Portugal) e na revista Le Nouvel Observateur (França) e alguns anúncios publicitários televisivos no mesmo período temporal. O emprego do termo crise tal como as inúmeras relações de qualificação atestam um polimorfismo de referências deste conceito no discurso publicitário atual. A palavra crise e o seu campo lexical aparecem nas publicidades portuguesas e francesas de uma maneira explícita e implícita, segundo o tipo de produto que se pretende vender. A análise quantitativa do nosso corpus permitiu-nos distinguir três campos lexicais recorrentes: o campo lexical metafórico (por exemplo, os anúncios para produtos bancários que designam a crise sem que este termo apareça), o campo lexical psicológico relacionado com emoções associadas à crise (tranquilidade e otimismo versus incerteza e ansiedade) e o campo lexical axiológico ligado aos valores convocados para ultrapassar a crise (publicidades que incluem vários lexemas axiológicos e que utilizam um tom humorístico).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6202
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAnúncios publicitáriospt_PT
dc.subjectCrisept_PT
dc.subjectAnálise contrastivapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectFrançapt_PT
dc.titleA crise como argumento de venda: uma abordagem linguística de alguns anúncios publicitários portugueses e francesespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSzeget/Timișoarapt_PT
oaire.citation.endPage580pt_PT
oaire.citation.startPage565pt_PT
oaire.citation.titleQuaestiones Romanicaept_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
person.familyNameMarques
person.givenNameIsabelle Simões
person.identifier.ciencia-idFC11-1F85-C804
person.identifier.orcid0000-0002-3155-3762
person.identifier.ridN-8231-2013
person.identifier.scopus-author-id56609229600
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfac7a3c9-f15e-4c40-9d4c-a6262cf12159
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfac7a3c9-f15e-4c40-9d4c-a6262cf12159

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Simões Marques & Teletin.pdf
Size:
983.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
A crise como argumento de venda: uma abordagem linguística de alguns anúncios publicitários portugueses e franceses
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: